O Lúdico no Processo Ensino-aprendizagem da Microbiologia

Autor(es): Paula do Patrocínio Dias, Paulo Cesar Xavier do Nascimento, Flávia de Araújo Sena, Mirella Pinho e Souza Coelho, Flávia Cristina Barbosa Lacerda, Lisana Nunes Simões, Caio Luis Gomes Vieira, Hygia Maria Nunes Guerreiro e Suzana Ramos Ferrer

Introdução: A desmotivação e a dificuldade em assimilar adequadamente conteúdos diversos, tem sido um obstáculo no ensino da Microbiologia Clínica. Por ser um componente curricular de conteúdo extenso e os nomes dos microorganismos serem em latim, os discentes apresentam, de forma geral, problemas na internalização dos assuntos. Diante dessa observação, os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) promoveram jogos educativos. Objetivo: Melhorar o aproveitamento das turmas e interesse nos temas estudados como forma de facilitar a fixação e aceitação de conteúdos considerados difíceis. Metodologia: Foram elaborados jogos, tais como palavras cruzadas, jogo da velha, jogo de tabuleiro e de cartas, adaptados ao conteúdo de Microbiologia Clínica e aplicados aos participantes matriculados no componente curricular no primeiro semestre do ano de 2012. As intervenções ocorreram em dois momentos, sempre sob supervisão de pelo menos um integrante PET, abordando os assuntos relativos à classificação e identificação das bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae. Resultados/Resultados esperados: O interesse pela disciplina foi visivelmente aumentado quando se privilegiava jogos em oposição a outras metodologias participativas. Os dados obtidos demonstram melhores índices de aprovação das turmas participantes, sendo o menor índice de reprovação dos últimos semestres. Este índice indica que as técnicas de ensino-aprendizagem, que contam com a participação ativa dos estudantes, influenciam a motivação e o resultado final dos discentes.

Palavras-chave: Jogos.Microbiologia.Metodologia de ensino