Relato de Vivência em Unidade Básica de Saúde, Salvador - Bahia

Autor(es): Lidiane Assis dos Santos, Rebeca Souza Carvalho, Maiara de Menezes Rabelo, Silvaneide Ferreira dos Santos, Mariana Santos Lago, Claudete Dantas da Silva Varela

Introdução: A disciplina Sáude Coletiva na graduação de Enfermagem proporciona aos alunos (as), promover a qualidade de vida e reduzir os riscos/agravos à saúde da população atendida na Rede Básica. Objetivo: Relatar a vivência de graduandas de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), numa Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Este estudo consiste num relato de experiência de seis acadêmicas de enfermagem, durante a prática de Saúde Coletiva I, com atuação no Programa de Hiperdia. Os sujeitos envolvidos eram clientes de demanda fechada e aberta para consulta de enfermagem, num total de atendimento de 47 clientes sendo 35 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Os dados foram coletados a partir das consultas de enfermagem, através das informações colhidas na anamnese e exame físico associado ao conhecimento teórico - prático. Resultados/Resultados esperados: Através dos dados coletados observou-se a elevada demanda de clientes portadores de hipertensão e/ou diabetes, o que nos levou à realização de duas intervenções na forma de educação em saúde na sala de espera. Os temas abordados foram Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, com o objetivo de esclarecer dúvidas à comunidade.

Palavras-chave: Diabetes;hipertensão;enfermagem