O Preparo dos Acadêmicos de Enfermagem Diante do Processo Morte-morrer

Autor(es): Flávia Medrado Ferreira Silveira, Luana Novaes de Medeiros Netto

Introdução: A morte, especialmente na cultura ocidental, tem sido historicamente um tema distante. O convívio social dificilmente elege a morte como assunto natural e a mesma só ganha relevância quando se está diante da noticia de um falecimento. Para melhor compreender o fenômeno da morte e sua implicação no preparo do acadêmico de enfermagem durante a sua formação é que elegemos o processo morte-morrer como objeto de estudo. Objetivo: Analisar a contribuição das pesquisas produzidas pela enfermagem brasileira sobre o preparo dos acadêmicos de enfermagem diante do processo morte-morrer. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura de natureza qualitativa de caráter exploratório. Para o levantamento dos artigos, foram utilizados os descritores localizados no DeCS (descritores em Ciências da Saúde) que objetiva ter uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas. O levantamento bibliográfico foi realizado online e as bases de dados acessadas foram BDENF, LILACS e SCIELO. As buscas se deram no período de agosto a novembro de 2011.Os critérios de inclusão escolhidos para a seleção da amostra foram: artigos publicados em periódicos nacionais e na língua portuguesa; artigos que abordam a temática do processo morte-morrer relacionados aos acadêmicos de enfermagem; artigos publicados no período de 2006 até 2011. Resultados/Resultados esperados: Pela caracterização das publicações analisadas, considerou-se que os investimentos, especificamente, para temática morte, no decorrer do período selecionado têm sido escassos. E que sua abordagem na formação acadêmica de enfermagem, pode ser reconsiderada. O preparo requer maior atenção no que tange aos aspectos emocionais dos estudantes para enfrentarem suas inquietudes diante do processo do morrer.

Palavras-chave: Acadêmicos de enfermagem. Preparo. Processo morte-morrer