Distinção entre Afogamento e Imersão Post-mortem no Instituto Médico-legal Nina Rodrigues

Autor(es): Bruno Emanuel Costa e Silva, Bruno Gil de Carvalho Lima

Introdução: Todo cadáver encontrado em água não necessariamente morreu por afogamento. Devem ser consideradas outras causas possíveis, e o diagnóstico de afogamento deve ser criterioso, devido a sua complexidade. Em uma cidade como Salvador, em que os casos de morte por afogamento são comuns, esse tema torna-se relevante. Objetivo: Listar os critérios utilizados para o diagnóstico de morte por afogamento pelos legistas do Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, em Salvador-Bahia, em um ano de trabalho. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal, descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. A área de estudo será a cidade de Salvador e região metropolitana; a amostra estudada será os laudos necroscópicos emitidos em todos os casos de afogamento realizados no IMLNR do dia 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010; e os dados serão registrados em uma ficha semi-estruturada e analisados quanto à compatibilidade de um diagnóstico de afogamento fatal consistente e fundamentado. Resultados/Resultados esperados: Através da ficha para coleta de dados, espera-se coletar todos os critérios utilizados pelos legistas para chegar ao diagnóstico de afogamento fatal. Serão preenchidos então os critérios relatados, os negados e os ignorados por esses peritos nessas fichas impressas para cada laudo de afogamento no ano de 2010.

Palavras-chave: afogamento. imersão. post-mortem. Nina Rodrigues.