Perfil Epidemiológico de Crianças Vítimas de Acidentes Automobilísticos em Salvador-BA

Autor(es): Andressa Inácio Gomes, Mayara Mendonça Sampaio, Camila Lisboa Santana, Felipe Rodrigues Marques Ferreira, Eduardo Varjão Vieira, André Dantas Zimmermann

Introdução: Trauma é uma lesão sofrida pelo organismo provocada por acidentes e/ou agressões, de aparecimento súbito e de intensidade suficiente, ocasionando alterações anatômicas e funcionais na vítima. O trauma permanece como a principal causa de morte e incapacidade nas vítimas pediátricas, tendo como um dos fatores os acidentes automobilísticos. Apesar dos elevados índices, existe uma deficiência nesses registros, o que dificulta sobremaneira o desenvolvimento de políticas públicas nessa área. Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico de crianças de 1 a 14 anos vítimas de acidentes automobilísticos em Salvador-BA, de 2008 a 2011, e identificar os principais traumas acometidos em cada faixa etária. Metodologia: Será realizado um estudo descritivo e retrospectivo sobre crianças vítimas de acidentes automobilísticos, utilizando como fonte de informação o setor de Epidemiologia e Morbidade do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Serão analisados os resultados da morbidade hospitalar do SUS devido a causas externas, por local de internação, envolvendo atropelamento de pedestres infantis, acidentes de automóveis com 2 e 4 rodas, e acidentes envolvendo veículos de transportes pesados e ônibus, no período de 2008 a 2011 na cidade do Salvador. Os dados do SUS serão analisados com a utilização de variáveis de faixa etária, número total de internação hospitalar, sexo, cor/raça, taxa de mortalidade e óbitos sob o código do CID-10 (T00-T07) e CID-11 (T08-T14). Resultados/Resultados esperados: Espera-se encontrar maior prevalência de acidentes automobilísticos em crianças do sexo masculino, na faixa etária de 9 a 14 anos de idade, cuja causa principal seja atropelamento. Essas crianças, geralmente, se deslocam até a escola e/ou pelas ruas sozinhas, além do fato de atravessarem ruas durante jogos infantis. Como consequência desses acidentes, espera-se maior prevalência de traumas crânio-encefálicos e da coluna cervical, bem como lesões tóraco-abdominiais e em membros inferiores.

Palavras-chave: acidentes.criança.salvador.saúde pública.trauma