Fasceíte Necrosante: Relato de Casos

Autor(es): Marlise de Oliveira Januário, Niara da Silva Menezes Arapiraca, Carina Oliveira dos Santos e Constança Margarida Sampaio Cruz

Introdução: Segundo Costa et al., (2004), a Fasceíte Necrosante (FN) é: "uma infecção bacteriana destrutiva e de rápida progressão que acomete o tecido subcutâneo e fáscia superficial, e está associada a altos índices de morbimortalidade". Os primeiros casos da FN ocorreram nos EUA e era tida como uma doença fatal. Porém, somente em 1952 que a denominação Fasciíte Necrotizante foi utilizada pela primeira vez por Wilson. (COSTA et al., 2004; SPROVIERI et al., 1998) Objetivo: Identificar o perfil clínico dos pacientes em estudo; Descrever a conduta terapêutica realizada dos casos em estudo; Relatar a evolução dos pacientes nos casos em estudo. Metodologia: Considera-se um estudo descritivo, do tipo série de casos (desconhece-se o número de casos que serão descritos). Trata-se de uma análise retrospectiva de prontuários de pacientes diagnosticados com Fasceíte necrotizante (FN) no período de 01 de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2011. O estudo constará da revisão de prontuários, que serão encontrados no Serviço de Prontuário do Paciente (SPP), de pacientes diagnosticados com FN em um hospital filantrópico de Salvador. Como instrumento de coleta de dados será utilizado um questionário piloto que poderá ser adequado de acordo com as necessidades encontradas durante a coleta. Os dados obtidos através da análise descritiva dos casos serão tabulados e calculados suas frequências utilizando os recursos da planilha eletrônica Excel 2007. Resultados/Resultados esperados: Esperamos encontrar nos prontuários pacientes que apresentaram um quadro clínico com presença de sinais flogísticos em região da lesão, necrose e sinais de toxemia. Como tratamento, os mais utilizados devem ter sido a antibioticoterapia, a oxigenoterapia hiperbárica e o desbridamento cirúrgico e para tratamento local da lesão utilizaram coberturas que apresentam ação bactericida.

Palavras-chave: Tratamento Fasceite Necrotizante. Conceito Fasceíte Necrotizante. Quadro clínico Fasceíte Necrotizante. Etiologia Fasceíte Necrotizante.

voltar
Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

Av. Dom João VI, 274 - Brotas - CEP: 40285-001
Salvador/Ba Tel: 2101-1900 Fax: 3356-1936
http://www.bahiana.edu.br