O Conhecimento Teórico dos Estudantes de Medicina sobre à Higienização das Mãos

Autor(es): Camilla Carvalho, Sylvia Patrícia Ledo, Camilla Cabral de Carvalho, Isadora Cristina de Siqueira e Celia Maria Stolze Silvany

Introdução: As infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) caracterizam umas das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Todo esse problema poderia ser evitado através de um conjunto de ações, entre elas a higienização das mãos, medida individual mais simples, eficaz e menos dispendiosa para prevenir as IRAS. Porém estudos estimam que a taxa de adesão dos profissionais de saúde sejam insatisfatórias e poucos estudos avaliam o conhecimento dos estudantes de Medicina sobre o tema Objetivo: Avaliar o conhecimento dos estudantes de Medicina do 5º e 6º anos sobre a higienização das mãos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com utilização de dados obtidos através de aplicação de questionários a graduandos de Medicina em estágio no Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce. A entrada dos dados, assim como a análise, será feita utilizando o programa EPI-Info. O banco de dados será de acesso limitado, com os nomes dos participantes substituídos por iniciais/códigos. O referido projeto foi encaminhado para o Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) das Obras Sociais Irmã Dulce. Resultados/Resultados esperados: Identificação dos conhecimentos sobre a técnica correta de higienização das mãos (sequência e momentos indicados para sua realização) e importância; compreensão das principais rotas e fontes de transmissão de microrganismos relacionados as IRAS. Os resultados obtidos possibilitarão a implementação de estratégias de educação em serviço de saúde, diminuindo riscos de contaminação e propagação de doença no ambiente hospitalar.

Palavras-chave: Higienização das mãos. Graduandos Medicina. Infecção relacionada a assistência à saúde.