Análise do Conhecimento de Primeiros Socorros no Pré-vestibular

Autor(es): Jéssyca Victor Bacelar, Paula Natassya Barbosa Argôlo, Eduardo Varjão Vieira

Introdução: O domínio de Primeiros Socorros pela população é de suma importância, pois o atendimento imediato a uma vítima no local do acidente permite reduzir a dor, evitar o agravamento da lesão e preparar para o transporte. Algumas medidas têm sido tomadas no sentido de propagar o conhecimento e capacitar a população. Como exemplo, tem-se o novo Código de Trânsito Brasileiro e o edital do Exame Nacional do Ensino Médio que consta "noções de primeiros socorros". Diante disso, surge a necessidade de avaliar o conhecimento dos estudantes de curso pré-vestibular e capacitá-los a atuar em situações de emergência. Objetivo: Analisar quantitativamente o aproveitamento da capacitação em primeiros socorros em curso pré-vestibular de Salvador-BA. Metodologia: A análise será feita através de aplicação de questionários antes e depois de uma aula realizada em curso pré-vestibular em Salvador-BA. Essa terá carga horária de três horas e será ministrada por acadêmicos de medicina, monitores da Disciplina de Primeiros Socorros da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Os dados obtidos serão comparados e estudados pelos pesquisadores do projeto. Resultados/Resultados esperados: Espera-se que os estudantes não possuam grandes conhecimentos sobre o tema antes da aula e que, após essa, os acertos no questionário aumentem, evidenciando uma boa assimilação do conteúdo. Em geral, tende-se alcançar resultados parecidos com os achados na literatura pesquisada.

Palavras-chave: Primeiros Socorros.Educação em Saúde.Pré-vestibular.