Capacitação Docente para Aprendizagem Baseada em Problemas em Saúde

Autor(es): Carolina Aguiar Rocha, Claudia de Carvalho Santana

Introdução: em resposta a uma demanda social por uma assistência integral humanizada, a Educaçao Médica vive um momento de mudança no qual a utilização da parendizagem baseada em problemas tem sido considerada como uma ferramenta valiosa. Entretanto,o desconforto e despreparo psicopedagógico são apontados como elementos que levam o professor a resistir à implementação de tas métodos. A proposta desse projeto é descrever o percurso empreendido pelo professor a favor da sua qualificação psicopedagógica. Objetivo: Analisar os meios de capacitação docente associados ao uso da aprendizagem baseada em problemas. Metodologia: Estudo do tipo analise documental, descritivo, cujo objeto central de interesse para análise será os currículos Lattes de professores que utilizam metodologias ativas de aprendizagem em cursos superiores da área da saúde na Bahia. Inicialmente serão relacionadas as IES em Saúde, credenciadas pelo MEC, que utilizam aprendizagem baseada em problemas. Em seguida, os professores que atuam no ciclo básico serão relacionados e os respectivos currículos Lattes serão acessados. Os currículos serão arquivados, em pastas separadas de acordo com o componente curricular correspondente e predominante. Por fim, será construída uma tabela com base nas categorias: Disciplinas ministradas; Formação acadêmica/Titulação; Formação complementar; Participação em eventos; Tempo de magistério no ensino superior. Resultados/Resultados esperados: Contribuir com o avanço do ensino superior em saúde na Bahia através do aprimoramento da utilização de metodologias ativas de aprendizagem, tais como a aprendizagem baseada em problemas (ABP). Acredita-se que os resultados dessa pesquisa servirão de esteio para o estudo mais aprofundado dessa questão tão crucial no campo da Saúde, que é a capacitação docente para a formação de profissionais envolvidos, favorecendo a construção de programas de capacitação docente no âmbito regional e nacional

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Capacitação docente. Ensino superior em saúde.

voltar
Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

Av. Dom João VI, 274 - Brotas - CEP: 40285-001
Salvador/Ba Tel: 2101-1900 Fax: 3356-1936
http://www.bahiana.edu.br