Reflexos da Monitoria no Desempenho Quantitativo dos Discentes em um Componente Curricular

Autor(es): Cauê Santos da Mata, Vivianne Brenneisen Fernandes Alves, Bruno Teixeira Goes, Cláudia Costa Pinto Furtado Machado, Moema Pires Guimarães Soares, Camila Mariana Silveira Bonfim, Bruno Teixeira Goes e Moema Pires Guimarães Soares

Introdução: A atividade de monitoria trata-se de uma ação realizada fora do ambiente tradicional discente-docente que visa dissipar dificuldades encontradas em sala de aula, através de assistência de suporte e compreensão. O desenvolvimento acadêmico, técnico, político e humano tanto dos alunos monitorados quanto do aluno-monitor que realiza assistência aos docentes são os objetivos principais adquiridos por esta prática pedagógica. Objetivo: O objetivo do presente estudo é avaliar o desempenho acadêmico dos alunos com presença regular na atividade de monitoria do componente Biomorfofuncional II do curso de Fisioterapia. Metodologia: Será realizado um estudo de corte transversal com os alunos que cursam o componente curricular Biomorfofuncional II, do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana e Medicina e Saúde Pública - EBMSP, durante o semestre letivo de 2012.2, correlacionando suas notas nas avaliações com a frequência na monitoria. Pelo fato desta atividade não ser de caráter obrigatório, ao final do referido semestre serão comparados o grupo de alunos com frequência maior que 75% com o grupo de alunos com frequência menor ou igual a 25%. Resultados/Resultados esperados: Espera-se que os resultados permitam a produção de artigos científicos indicando a relação entre o comparecimento dos alunos às atividades de apoio propostas pela monitoria e o aprendizado do componente curricular em questão.

Palavras-chave: MONITORIA. MONITORADOS. ALUNO-MONITOR. APRENDIZADO. FISIOTERAPIA