Educação e Saúde Grupo de Crianças I (2-5 Anos) Escola Virgem de La Almudeña

Autor(es): Drielle da Costa Moraes, Juliana Gesteira Lopes, Adryanna Cardim de Almeida

Introdução: A educação em saúde é de grande importância para a promoção da saúde. Trata-se de um processo de constante troca de conhecimentos e experiências entre: usuários, profissionais e gestores da saúde. Onde cada um possui saberes a serem compartilhados. No que tange à educação em saúde para crianças, não poderia ser diferente. "Educação para a saúde na escola significa a formação de atitudes e valores que levam a criança ao comportamento inteligente, que revertem em benefícios de sua saúde e da saúde dos outros." Objetivo: Promover a saúde através da educação e prevenção, para as crianças de 2 a 5 anos da Escola Virgem de La Almudeña. Metodologia: Formas de procedimento do trabalho: Encontros semanais, todas as segundas-feiras pela tarde; Temas e sub temas a serem trabalhados, decididos uma semana antes; O uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) como recurso para organização das atividades; Divisão da equipe em 4 subgrupos,para trabalharem de acordo com a faixa etária das crianças. Recursos didáticos e estratégias variadas; Reunião da equipe antes e depois das atividades com as crianças; Dois coordenadores e um relator por semana. Resultados/Resultados esperados: A elaboração das atividades que foram desenvolvidas nos possibilitou compreender a importância da promoção da saúde e a prevenção de doenças, através de trabalhos criativos e lúdicos. O trabalho foi direcionado para as crianças de dois a cinco anos, de forma que elas pudessem ter uma melhor compreensão sobre o assunto abordado. Espera-se que a escola tenha condições de dar continuidade aos trabalhos que foram iniciados, visando uma melhor qualidade de vida para as crianças e os seus pais, que são os seus educadores.

Palavras-chave: Educação em saúde. Crianças. Promoção à saúde.