Uma Vivência Além do Conhecimento Teórico: Estágio de Vivência no Sus em Vera Cruz 2012

Autor(es): Juliana Gesteira Lopes, Paulo Cesar Xavier do Nascimento, Gessica do Carmo de Aquino, Laís Lopes Coimbra, Eveny Natassia Santos Ferreira da Silva , Adryanna Cardim de Almeida

Introdução: O Estágio de Vivências do Sistema Único de Saúde - SUS é uma proposta da Escola Estadual de Saúde Pública - EESP em parceria com vários municípios baianos que visa à reorientação da formação em saúde no ensino superior. Neste, os estudantes conhecem o funcionamento do SUS a partir dos seguintes conteúdos: Políticas de Saúde, Modelos de Atenção, Formação em Saúde e Controle Social/Participação Popular. Objetivo: Reorientar a formação em saúde no ensino superior. Metodologia: Operacionalmente, o conhecimento se processa a partir da articulação com os mediadores de aprendizagem através de visitas aos estabelecimentos da rede de saúde do município, discussões e apresentações com os gestores de saúde do município, lideres e representantes da comunidade, e grupos de discussão intragrupal. Resultados/Resultados esperados: Nessa experiência, a proposta da metodologia de aprendizado teórico-prático se mostra extremamente eficaz e foge ao modelo pedagógico hegemônico no qual o conhecimento está restrito à sala de aula. A atuação e vivência de estudantes no SUS são necessárias para a formação de profissionais que compreendam e se comprometam com o modelo de vigilância à saúde, sendo que o diálogo interdisciplinar no processo de discursão enriquece a aprendizagem.

Palavras-chave: SUS.VIVÊNCIAS.FORMAÇÃO PROFISSIONAL