Projeto Pet sobre Os Trilhos

Autor(es): Camila Neves Nobre, Hiroshi Laranjeira Abe, Monah Sampaio, Thamiles Pinheiro, Maira Sá Ferreira, Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado e Marcel Lautenschlager Arriaga

Introdução: A saúde bucal é parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo e está diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, trabalho, renda, transporte, lazer, acesso aos serviços de saúde e a informação, refletindo as condições de vida da população. Dessa forma, é essencial a busca de mecanismos que ampliem o âmbito de ações do SUS e viabilizem mudanças no perfil epidemiológico brasileiro. O Projeto foi realizado no município de Pombal-BA. Objetivo: Traçar um perfil epidemiológico da população estudada, bem como instalar medidas preventivas no que se diz respeito à saúde e higiene oral, baseados na Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Metodologia: Diante deste contexto, faz-se necessária a realização de intervenções mais efetivas por parte dos profissionais e estudantes da área odontológica no que diz respeito à promoção de saúde. Inserido neste panorama, o grupo PET Odonto desenvolveu e executou o projeto PET sobre os trilhos, que consistiu em uma atividade de Ensino e Extensão realizada com a comunidade do município de Ribeira do Pombal - Bahia. Foram realizadas atividades de escovação supervisionada sob orientação dos estudantes de Odontologia. Além disso, palestras educativas, atividades lúdicas e distribuição de quites odontológicos foram realizadas pelos próprios alunos abrangendo o tema cuidados com a saúde bucal, contemplando cerca de 2.000 estudantes em 12 escolas públicas. Resultados/Resultados esperados: Desta maneira, a relevância deste projeto é atribuída aos impactos sociais no âmbito da absorção da consciência sobre a adequada manutenção da saúde bucal por parte das comunidades envolvidas, bem como a compreensão a cerca das causas e consequências ao se estabelecer hábitos inadequados de higiene.

Palavras-chave: Saúde Bucal. Promoção de saúde.