Aprender Fazendo: Experiência dos Internos de Psicologia no ADAB

Autor(es): Camila Lima de Pinho, Emilly Santos Saldanha, Maria Clara de Oliva Pinho, Renata Menezes Pinto, Sylvia Maria Barreto da Silva

Introdução: O presente trabalho relata a experiência de um grupo de estudantes de Psicologia, a partir da vivência do internato de Psicologia e Saúde II, no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (ADAB). O ambulatório acompanha pessoas com sobrepeso e obesidade, oferecendo atendimento multiprofissional nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, odontologia e psicologia. Objetivo: As atividades desenvolvidas pelo grupo de Psicologia, durante aproximadamente dois meses, teve como objetivo aproximar o estudante da prática do Psicólogo no contexto ambulatorial. Metodologia: As atividades consistiam em realizar sala de espera, que funcionava como um espaço em que os pacientes traziam conteúdos relacionados à sua doença e sentimentos ligados ao seu tratamento; realizar entrevista individual, que se destinava a colher dados sobre a trajetória do paciente no tratamento do sobrepeso ou obesidade e a construir um vínculo com o mesmo; acompanhar as consultas médicas; e, a partir da identificação de demandas afetivas que surgiam nas consultas oriundas do tratamento da obesidade, os pacientes eram encaminhados para psicoterapia individual ou grupal. Resultados/Resultados esperados: Diante dessa vivência, constatou-se a importância do psicólogo no acompanhamento dos pacientes com sobrepeso e obesidade, devido a interferência dos aspectos psicossocioculturais envolvidos no tratamento da obesidade. Essa interferência foi ratificada através da leitura de autores que apontam que os referidos aspectos envolvem as práticas alimentares e a imagem corporal, impactando por sua vez na subjetividade, podendo ser um dificultador ou facilitador da adesão ao tratamento.

Palavras-chave: obesidade. aspectos psicossocioculturais. atuação do psicólogo. atendimento ambulatorial.