Direitos Humanos e Relações Raciais.

Autor(es): Jamille Georges Reis Khouri, Tainan Silva da Purificação, Marilda Castelar

Introdução: A pesquisa trata das dimensões dos direitos humanos vinculadas às relações raciais, na perspectiva de psicólogas(os), militantes negros(as) e estudantes. Busca o resgate de aspectos históricos que influenciaram e fazem parte da construção de uma sociedade racializada. Objetivo: Conhecer o processo de construção de gênero em mulheres negras de Salvador - BA. Metodologia: Serão utilizados como recurso métodos qualitativos como: a história oral, através de histórias de vida e a análise de conteúdo. Para tanto, haverá a utilização de roteiros de entrevistas semi-estruturados, gravações em áudio para a coleta de dados durante a realização das entrevistas com militantes, educadores e estudantes. As mesmas serão transcritas e analisadas posteriormente para compreender a construção identitária a partir dos relatos. Resultados/Resultados esperados: Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com reflexões a cerca de aspectos que influenciaram na construção da identidade da mulher negra. Além de desconstruir preconceitos impostos pela sociedade às mulheres negras e ao povo negro, a partir de sua memória, sua história de vida e de sua avaliação das ações no enfrentamento do racismo.

Palavras-chave: Psicologia.Identidade.Relações Raciais