Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Autor(es): Julia Menezes Hupsel de Azevedo, Flávia Vieira, Marilda Castelar

Introdução: Este trabalho tem como finalidade afirmar a criança e o adolescente como sujeitos de direitos e romper com estereótipos configurados ao longo da história, apresentando assim: as principais ações do movimento social de defesa da criança e do adolescente, de que forma essas ações contribuem para garantia dos direitos concernentes a eles, e quais são esses direitos. Objetivo: Compreender de que maneiras as ações do movimento social podem contribuir para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido mediante a construção de entrevista do tipo estruturada, elaborada a partir da coleta e estudo de informações bibliográficas. A entrevista foi realizada no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia, com Normando Batista Santos, no dia 7 de novembro de 2011. O roteiro desenvolvido pelo grupo apresenta dezesseis questões. A referida entrevista teve como finalidade compreender as maneiras pelas quais as ações do movimento social podem contribuir para a garantia e a eficácia dos direitos da criança e do adolescente, bem como para a conscientização da população acerca da relevância desses direitos. A entrevista foi gravada, e posteriormente transcrita e analisada em conjunto com os dados bibliográficos coletados. Resultados/Resultados esperados: O trabalho desenvolvido contribuiu, primeiramente, para a formação de estudantes de psicologia mais conscientes de seus direitos e de sua realidade, através da inserção no universo das ações sociais e do fornecimento de instrumentos de luta para essa causa específica. A prática possibilitou também a constituição do psicólogo em formação como agente transformador de sua realidade, destacando sua responsabilidade social e seu papel em uma nova construção identitária da psicologia.

Palavras-chave: Movimento social. Direitos. Criança. Adolescente.