Percepções de Candidatos e Estudantes do Curso de Psicologia sobre à Profissão

Autor(es): CAFFa Abreu Cabus, Mônica Ramos Daltro

Introdução: O percurso da graduação constituí-se um processo de evidente mobilização psíquica supõe-se que está relacionada à questões subjetivas e sócio-históricas e esse processo se inicia antes do ingresso na graduação, na escolha pela profissão, na representações que se tem dela. Objetivo: Esse projeto tem o propósito de estudar a percepção de candidatos e de estudantes do curso de psicologia sobre a profissão escolhida, o processo formativo e suas relações com os cuidados com a saúde Metodologia: . O estudo está dividido em dois grupos, no primeiro a partir de dados secundários com os aspirantes ao curso de psicologia , obtidos nos arquivos do Processo Seletivo Formativo do Curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com a analise de conteúdo das respostas dadas a questão "para você ser psicólogo é" ; no segundo grupo será realizado um estudo de prevalência 100 estudantes do curso de psicologia da Bahiana, através de questionário semi-estruturado, aplicado por via eletrônica, os os dados obtidos serão analisados de forma quantitativa pelo SPSS e qualitativa pela análise de conteúdo. O projeto já foi encaminhado ao comitê de ética de forma a proteger os sujeitos da pesquisa . Resultados/Resultados esperados: Espera-se encontrar, entre os aspirantes ao curso uma representação da psicologia como profissão de ajuda e de atuação predominantemente cínica, e entre os estudantes baixas práticas de auto-cuidado com a saúde mental boa satisfação pessoal com o curso escolhido.

Palavras-chave: escolha profissional. processo formativo. saúde mental