Tempos e Espaços do Brincar: Percepções sobre à Educação Infantil

Autor(es): Flavia Vieira, Julia Menezes Hupsel de Azevedo, Helena Serafim de Vasconcelos, Luciana de Mattos Dias

Introdução: Reconhecendo o brincar como um eixo fundamental no desenvolvimento infantil, este trabalho revela as elaborações decorrentes dos processos de observação participante vivenciados junto a grupos de crianças e professoras de uma escola municipal de educação infatil, durante a componente curricular TEPIN III/ 2012.1. As reflexões apontam dificuldades e potencialidades neste contexto,com foco na relação entre os referenciais teóricos, construção de práticas lúdicas e papel do psicólogo neste contexto Objetivo: Sistematizar conhecimentos advindos das observações em contexto de educação infantil pública, com foco no lugar do brincar e sua relação com concepções teórico-práticas presentes neste contexto. Metodologia: Observação participante (Lapassade,2005): realizada nas salas de aulas e espaços ocupados pelas crianças, em grupos por faixa etária; (Total de 5 encontros); Estudo das Diretrizes Nacionais da EI (DCNEI), Referências e Orientações Pedagógicas do Município,Indicadores de Qualidade da EI/MEC e referenciais teóricos sobre desenvolvimento infantil; Elaboração de registros reflexivos individuais e grupais, articulados a cada observação realizada, bem como sistematização final dos registros produzidos ao longo de todo o trabalho de investigação. Resultados/Resultados esperados: A sistematização dos dados oportunizou a elaboração de um diagnóstico inicial sobre este contexto educativo, indicando demandas e possibilidades de atuação no campo da Psicologia educacional.Principais percepções: Distanciamento entre discursos e práticas efetivamente realizadas junto às crianças; Poucas oportunidades de interação lúdica garantidas às crianças no cotidiano; crianças disponíveis a interagir; Necessidade de criação de espaço formativo reflexivo continuado para toda a equipe.

Palavras-chave: Infância. Educação. Psicologia educacional. Formação.

voltar
Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

Av. Dom João VI, 274 - Brotas - CEP: 40285-001
Salvador/Ba Tel: 2101-1900 Fax: 3356-1936
http://www.bahiana.edu.br