Cuidado em Enfermagem:um Conceito Construído na Graduação à Partir da Experiência de Campo

Autor(es): Lílian Renata de Sena Torres, Giselle Simões Cavalcanti, Claudia de Carvalho Santana

Introdução: O cuidado é uma característica própria da humanidade, constituindo-se na mais antiga prática da história. Apesar de existir uma gama de significados estabelecidos pela população leiga acerca do cuidar, a sua compreensão pelos profissionais da saúde requer articulações com a concepção de saúde vigente, assim como com as suas experiências práticas. Com base nisso esse estudo visa refletir sobre a construção do conceito do cuidado pelo graduando em sua trajetória acadêmica. Objetivo: Analisar a construção do conceito do cuidar na trajetória da formação do enfermeiro através de entrevistas com alunas do segundo, sexto e oitavo semestres. Metodologia: Trata-se de estudo de caráter investigativo com abordagem qualitativa. Esta pesquisa foi realizada na EBMSP. A coleta dos dados consistiu na interrogação direta dos sujeitos através de entrevista semi-estruturada realizadas durante o primeiro semestre de 2012, gravadas em áudio, transcritas na integra e analisadas melo método de análise de conteúdo. Foram entrevistados 5 alunos do segundo semestre, 7 do sexto e 4 do oitavo, todas do sexo feminino escolhidas de forma aleatória. Resultados/Resultados esperados: Foram entrevistados alunas do 2º , 6º e do 8º semestre. As respostas apresentaram graus de complexidade distintos. As alunas que passaram por algum tipo de experiência, pessoal ou de prática acadêmica apresentaram respostas mais elaboradas. Por outro lado a experiência das técnicas em enfermagem pode ter dificultado a aquisição de uma perspectiva mais abrangente acerca do cuidar. Assim, foi possível observar que as práticas de campo favorecem a um maior entendimento sobre o conceito do cuidar.

Palavras-chave: Cuidar. Enfermagem