Os Anjos da Enfermagem na Unidade de Emergência: um Relato de Experiência do Núcleo Bahia

Autor(es): Gabriela Silva Azevedo, Jéssyca de Oliveira Santana, Maria Thais de Andrade Calasans

Introdução: O Instituto Anjos da Enfermagem tem se tornado um dos maiores exemplos de solidariedade e responsabilidade social da enfermagem brasileira. A educação e saúde através do lúdico são levadas às crianças portadoras de câncer por voluntários, estudantes de enfermagem. O núcleo Bahia é composto por oito voluntários que realizam visitas semanais à oncopediatria de um hospital de referência em Salvador. Também são realizadas visitas extra-hospitalares, campanhas e projetos. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada pelos voluntários do Programa Anjos da Enfermagem- Núcleo Bahia, em uma visita à uma unidade de emergência com atendimento de adultos e crianças. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência dos voluntários do Programa Anjos da Enfermagem-Núcleo Bahia, vivenciado em visita à uma unidade de emergência de Salvador, com atendimento de crianças e adultos, no primeiro semestre de 2012. Resultados/Resultados esperados: Inicialmente, a visita foi na área pediátrica, mas durante o encontro foi solicitado a extensão para toda á unidade. Houve uma grande surpresa, já que não é comum esse tipo de trabalho nesse ambiente. O grupo obteve uma resposta positiva, sendo parabenizado e convidado para visitas posteriores. Os Anjos da Enfermagem conseguiram levar alegria às crianças, á seus responsáveis, pacientes adultos e funcionários. Com danças e brincadeiras, o corredor da unidade virou cenário de festa.

Palavras-chave: ENFERMAGEM.ATIVIDADE LÚDICA.EMERGÊNCIA.