Adesão dos Docentes do Curso de Enfermagem as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Autor(es): Maria de Lourdes Freitas Gomes, Queila Borges de Oliveira, Maria de Lourdes de Freitas Gomes

Introdução: Diretrizes Curriculares Nacionais fornecem a cada área de formação,as bases para o exercício profissional,definindo o perfil e competências a serem alcançadas e ressaltando a necessidade de flexibilidade dos currículos de graduação,de modo a permitir projetos pedagógicos inovadores.Os docentes tem o desafio de participar ativamente na construção desse novo profissional,entretanto,apesar de entenderem a necessidade de mudanças no processo de formação se sentem despreparados pra este difícil papel Objetivo: Analisar a adesão dos docentes do curso de Enfermagem da EBMSP às Diretrizes Curriculares Nacionais. Metodologia: Pesquisa documental.A técnica de coleta de dados foi a análise documental através dos relatórios de reunião do corpo docente, planos de ensino e projeto pedagógico do curso.A população foram os relatórios das reuniões pedagógicas e os planos de ensino do curso.Foram realizadas análises dos relatórios,planos de ensino e projeto pedagógico do curso relacionando estes com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Resultados/Resultados esperados: 61% dos professores afirmaram que conhece totalmente ou parcialmente as Diretrizes Curriculares Nacionais,sendo que 53%informaram que orientam a sua prática docente de acordo das DCNs.Existe coerência entre os planos de ensino e o projeto pedagógico do curso e as DCNs.As dificuldades evidenciadas relacionadas a implantação das DCN foram:pouco conhecimento sobre estas, poucas oportunidades de associar a teoria e prática, inexperiência com uso de metodologias ativas de aprendizagem.

Palavras-chave: Curriculo.Diretrizes Curriculares Nacionais.Enfermagem

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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