Programa Anjos da Enfermagem: Impacto na Formação dos Acadêmicos Voluntários

Autor(es): Camila de Menezes Barreto Souza, Maria Thais de Andrade Calasans

Introdução: O Instituto Anjos da Enfermagem é uma associação civil, não governamental, sem fins lucrativos, que presta assistência a crianças com câncer e desenvolve trabalhos no âmbito da Humanização da Saúde.Através da seleção de voluntários, que realizam atividades com as crianças hospitalizadas utilizando a educação em saúde e a ludoterapia, o Instituto tem como um dos objetivos promover a união, que é fundamental para que se estabeleça a criação de um vínculo entre paciente/família e equipe de saúde. Objetivo: Compreender o impacto do programa Anjos da Enfermagem na formação dos acadêmicos voluntários Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os acadêmicos de Enfermagem, ex-voluntários do programa Anjos da Enfermagem, dos 16 núcleos do Brasil, que ingressaram no programa de 2008 até o ano de 2011. Como critério de exclusão adotado, não participaram aqueles voluntários que se recusaram a participar da pesquisa, bem como aqueles que ingressaram em 2012. Foi aplicado um questionário para cada voluntário, enviado por correio eletrônico, contendo perguntas abertas e fechadas.Os dados obtidos foram categorizados e analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Resultados/Resultados esperados: Foram enviados 431 emails para os ex-voluntários do programa Anjos da Enfermagem. Destes, 24 emails retornaram e apenas 22 emails foram respondidos, porém 1 foi excluído, pois o voluntários ainda fazia parte do programa, resultando assim em 21 questionários respondidos. Quatro categorias foram criadas a partir da análise dos dados obtidos e agrupadas em "motivação", "dificuldades", "programa anjos da enfermagem" e "o que mudou".

Palavras-chave: Educação em enfermagem, criança hospitalizada, trabalhadores voluntários de hospital.