Responsabilidade Social

Ambulatório Docente-Assistencial - Multiprofissional e Odontológico

ADAB

ADAB - AMBULATÓRIO DOCENTE - ASSISTENCIAL DA BAHIANA 

Desde 1980, o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana destaca-se pelo compromisso com a qualidade de vida, iniciativa que é fruto da tradição e do pioneirismo da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em promover, através do conhecimento acadêmico, muito mais saúde e bem-estar para todos.

As unidades de assistência multiprofissional e odontológica estão localizadas, respectivamente, nos bairros de Brotas e Cabula e funcionam nas modernas unidades acadêmicas da Bahiana, tendo à disposição o que há de melhor em estrutura tecnológica, qualificação profissional e conforto para atender aos seus pacientes.

Além de prestar atendimento particular e através de uma vasta rede de convênios, o ADAB mantém importantes parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e com o Sistema Único de Saúde, o que lhe permite disponibilizar, por meio da participação em iniciativas como o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Programa de Agentes Comunitários (PACS), atendimentos gratuitos em mais de 20 especialidades e procedimentos clínicos. Isso sem mencionar os projetos institucionais, onde os próprios alunos da instituição, monitorados por professores e demais profissionais da área, atuam e se encarregam de levar informação e saúde a diversos bairros de Salvador e RMS.

Saiba mais sobre as especialidades das Unidades de Saúde Multiprofissional e Odontológica do ADAB:


UNIDADE DE SAÚDE MULTIPROFISSIONAL - BROTAS

Com estrutura capaz de oferecer atendimento médico-ambulatorial qualificado, profissional e, respaldado pela excelência profissional do corpo clínico formado por docentes e discentes, o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana tem-se tornado referência quando se fala em assistência médica de qualidade.

Há mais de 30 anos atua em um dos maiores bairros de Salvador – população estimada em 250.000 pessoas – disponibilizando mais de 20 especialidades clínicas, serviços de análises laboratoriais de baixa e alta complexidade, exames médicos, diagnóstico por imagem além de posto de vacinação, Centro Integrado e Multidisciplinar de HTLV, reconhecido nacionalmente na área de pesquisa.

A unidade oferece à população carente serviços de atendimento médico gratuito cercado de qualidade e conforto, fazendo com que a saúde não seja apenas privilégio de alguns, mas sim um direito acessível a todos.

A Unidade de Saúde Multiprofissional também é especialista em qualidade de vida. Inovou ao disponibilizar para os pacientes núcleos de atendimento terapêutico especializados em complemento aos serviços básicos de assistência médica.

O Serviço de Psicologia - SEPSI, Serviço de Terapia Ocupacional - SERTO e a Clínica Avançada em Fisioterapia - CAFIS surgem como ferramentas indispensáveis no processo de reabilitação. Através delas, cada caso é especialmente acompanhado de forma humanizada, acelerando o processo de recuperação do bem-estar físico e emocional do paciente.


Especialidades e procedimentos assistidos:

Acupuntura
• Angiologia
  - Escleroterapia
• Cardiologia
  - Ecodoppler Cardiograma (colorido)
  - Eletrocardiograma (digital)
  - Holter 24 horas (digital)
  - Mapa 24 horas
  - Teste Ergométrico (computadorizado)
• Clínica Médica
• Cirurgia Ambulatorial
• Clínica de Fisioterapia
• Dermatologia
  - Fototerapia (PUVA)
• Geriatria
• Ginecologia
• Laboratório de Análises Clínicas
  (Exames laboratoriais e Citopatologia) 
• Mamografia
• Neurologia
  - Eletroencefalograma
• Obstetrícia / Pré-natal
• Oftalmologia
• Otorrinolaringologia
  - Audiometria, Impedanciometria e SRT
  - Laringoscopia
• Pediatria
• Pneumologia
• Psiquiatria
• Raio X
• Ultrassonografia
• Doppler scan
• Urologia

  
CONVÊNIOS

AMIL, PLANSERV*, ASFEB, Correio Saúde, SINAM, Mediservice, AMBEP, Petrobras, Promédica, Saúde Caixa, Saúde Bradesco.

* Participantes do Planserv têm acesso aos programas de Idosoes e Pediatria.

NÚCLEOS DE ASSISTÊNCIA ESPECIAL

Centro Integrativo e Multidisciplinar de Atendimento ao Portador de HTLV
Esse centro presta atendimento integrado e interdisciplinar aos portadores dos vírus e seus familiares, que envolve diagnóstico laboratorial, assistência médica, neurológica, hematológica, oftalmológica, fisioterápica, terapêutica ocupacional, assim como  apoio psicológico aos pacientes e aconselhamento aos familiares e cônjuges.

Clínica Avançada de Fisioterapia - CAFIS
A CAFIS objetiva sua atividades ao ensino, pesquisa, extensão e assistência fisioterapêutica à comunidade e, além do seu papel docente assistencial, oferece serviços a pacientes particulares, de convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS), prestando assistência de forma integrada nas diversas áreas. Desenvolve atividades interdisciplinares com o ADAB, Serviço de Psicologia, e Serviço de Terapia Ocupacional.

Serviço de Terapia Ocupacional - SerTO
Seu objetivo é avaliar, reabilitar e reintegrar pacientes nas áreas de excepcionalidade, saúde do trabalhador, neurologia, órteses e adaptações. Há um laboratório de atividades da vida diária, reprodução do ambiente de uma casa que é uma importante ferramenta para garantir a reabilitação motora, possibilitando atividades do dia a dia e recuperação de sua autonomia.

Serviço de Psicologia - SEPSI
O Serviço de Psicologia da Bahiana foi criado  visando responder as exigências da formação profissional de psicólogos mediante a integração teórico prática e o exercício da ação reflexão ação, buscando novas formas de inserção social do psicólogo, o diálogo com outros campos do saber e a atuação em equipes interdisciplinares. Constitui-se como um articulador de práticas desenvolvidas no curso, que são operacionalizadas através da participação dos alunos em disciplinas instrumentais, atividades complementares e estágios de acordo com as ênfases definidas para o curso (práticas de psicologia em saúde e práticas de psicologia em trabalho e organizações), podendo ser realizados no próprio serviço de psicologia ou em instituições parceiras, sempre com a supervisão direta de um professor supervisor e um psicólogo responsável na instituição.

UNIDADE DE SAÚDE ODONTOLÓGICA – CABULA
O compromisso assumido com a saúde pública, desde a fundação da BAHIANA, permitiu que o curso de Odontologia fosse planejado prevendo em sua estrutura uma unidade de assistência voltada para o atendimento à comunidade carente.

E hoje, essa unidade está fazendo muito mais do que promover acesso à saúde bucal para a população menos favorecida, está devolvendo àquelas pessoas a oportunidade de voltar a sorrir.

 Ainda em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Salvador, o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana disponibiliza assistência odontológica preventiva e curativa à população do Cabula e bairros subjacentes através do Sistema Único de Saúde, o SUS, além de disponibilizar, nessa mesma unidade, atendimentos particulares e conveniados.

Com quatro salões, 140 boxes individuais e três gabinetes cirúrgicos totalmente equipados para o atendimento odontológico, o corpo docente-assistencial de Odontologia conta com estrutura profissional para realizar diariamente procedimentos que vão, desde a profilaxia básica até cirurgias de maior complexidade, servindo também de unidade prática para estudantes do curso.

É levando a sério a importância da saúde bucal para o bem-estar da autoestima que o ADAB Cabula faz com que, anualmente, cerca de 40 mil pessoas possam redescobrir a beleza de abrir um sorriso saudável para a vida.
 

TELEFONES PARA CONTATO:

Unidade de Saúde Multiprofissional Brotas

Convênios
71 | 3234-9350
 

Unidade de Saúde Odontológica Cabula
71 | 3257 8200

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936