Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

X Fórum Pedagógico da Bahiana (Sábado)

compartilhe

Um vasto ciclo de palestras interativas envolveu os professores, nos dias 15 e 16 de agosto, quando foi realizada a 10ª edição do Fórum Pedagógico da Bahiana, que aconteceu no Centro de Convenções da instituição, na Unidade Acadêmica Cabula. Os temas habilidades comunicacionais na formação em saúde, aprendizagem autêntica e feedback e currículo e as competências transversais foram discutidos durante o primeiro dia de atividades, em palestras realizadas por especialistas convidados. Durante os dois dias estiveram presentes e, com participação ativa, a diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, Luiza Ribeiro, integrantes do Serviço de Supervisão Pedagógica e do Núcleo de Atenção Psicopedagógica, além dos coordenadores dos cursos de graduação. 


Programação
Pós-doutora em Educação Médica pela Drexel University College of Medicine – Filadélfia, doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestra em Saúde de Mãe e Filho pela University of London, a Prof.ª Dra. Suely Grosseman teve como foco da sua apresentação a comunicação na formação em saúde, mostrando o que e como ensinar e como avaliar as habilidades de comunicação dos alunos no processo de formação.

Em seguida, o Prof. Dr. Ruy Souza, mestre em Educação para Profissões de Saúde pela Maastricht University, Holanda, e mestre em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense discorreu sobre a importância de avaliar o feedback dos alunos pontuando, na  sua apresentação, estratégias de como deve ser dado o feedback, a fim de promover o desenvolvimento da competência relacional e a aprendizagem autêntica para uma formação humanista em saúde.

A programação do primeiro dia foi finalizada com a participação da Prof.ª Dra. Ivonete Barreto de Amorim, pedagoga com doutorado em Família na Sociedade Contemporânea, pela Universidade Católica do Salvador e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Com o tema "o currículo e as competências transversais", a mestre em educação apresentou as características de um currículo, sua estrutura e as formas de funcionamento na área de saúde, incluindo as redes de relações interpessoais que se estabelecem nesse contexto.

"A participação cresceu muito e, em relação aos outros fóruns foi muito leve, próximo. A programação foi muito agradável", declarou o supervisor pedagógico, Narciso Paiva. 

Um dos pontos que chamou a atenção da professora do curso de Enfermagem e vice-coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, Carolina Pedroza, foi a abordagem em torno da comunicação na formação em saúde. "A comunicação é uma competência que está posta nas diretrizes curriculares, como uma competência que é geral para todos os profissionais de saúde. As falas dos dois dos convidados destacaram isso, mais do que a importância, é "como desenvolver essa competência". Estratégias precisam ser demandadas dos currículos, para se trabalhar de forma transversal", declarou a professora.  “O Prof. Ruy trouxe 'o que é o feedback', a sua importância e, mais do que tudo, se ele proporciona o conhecimento autêntico, tanto para o professor, como para o aluno”, complementa Pedroza.


Parceria Neojibá

O segundo dia foi despertado pela beleza e sensibilidade da orquestra Castro Alves, do Projeto Neojibá que realizou um concerto especialmente para os professores do Fórum Pedagógico. Na ocasião, foi anunciada mais uma nova parceria, desta vez envolvendo a Bahiana e o Projeto. "Essa parceria é uma grande alegria para o Neojibá, porque, como instituição baiana é muito bom quando encontramos outra instituição, também baiana, que comunga dos mesmos valores que nós temos. Eu vejo dois valores principais que a gente compartilha. Um é a crença na educação e na formação de uma sociedade melhor, através de pessoas melhores e, a outra, é a busca da excelência, porque a excelência também é um fator de transformação. Então, essa parceria com a Bahiana vai beneficiar muito os nossos integrantes e familiares e a comunidade da Bahiana também", enfatiza a diretora institucional do Neojibá, Beth Ponte.

"A comunidade da Bahiana está muito entusiasmada. Eu acho que é um sonho tê-los conosco. Será uma troca incrível, pois eles têm muita coisa para passar para a gente. Trazer a música para os nossos professores, alunos. A educação para a cidadania é também um lema nosso. Eu acho que somos instituições irmãs, mesmo", pontuou Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani.

A parceria entre as duas instituições prevê o atendimento, em âmbito ambulatorial, aos músicos integrantes das orquestras do Projeto Neojibá, por estudantes de graduação da Bahiana, em estágio supervisionado.


Borboleguim de Ouro
Outro ponto de grande emoção entre os presentes foi a entrega do Troféu Borboleguim de Ouro, premiação criada em 2010 e entregue durante o evento a professores que tiveram destaque pela sua colaboração na construção do saber e na difusão do conhecimento, atuando tanto dentro da instituição como para o bem da sociedade. Foram contemplados este ano, a Pedagoga Marina Araújo e o Prof. Antonio Carlos Costa, gestor do CEDETE.

Segundo a Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a realização e o sucesso do fórum "fazem parte do nosso crescimento, do nosso amadurecimento, dentro do processo de podermos nos avaliar individualmente e como instituição". Quanto aos prêmios de Borboleguim de Ouro ela diz que "reconhecer, nós sempre reconhecemos. Estamos formalizando alguns reconhecimentos. Estamos sistematizando mais o processo de avaliação de desempenho dos professores e de todos os colaboradores. Estamos aprendendo a fazer isso e fazer esse reconhecimento público é importante, porque aquilo que a gente tem de bom deve ser falado, deve ser compartilhado".

A programação teve sequência na apresentação do Blog do PROIDD, realizada pela gestora de Comunicação e Marketing da Bahiana, Regina Carvalho, ao lado da coordenadora do Programa, Prof.ª Sandra Brasil.

Para finalizar as atividades, foi realizada, sob a coordenação da Dr. Maria Luisa Soliani, a palestra interativa "A evolução dos currículos dos cursos da Bahiana" que teve como debatedores Prof.ª Dra. Suely Grosseman e a  Prof.ª Dra. Ivonete Amorim. Participaram do debate os coordenadores dos cursos da graduação, Prof.ª Me. Eliana de Paula (Medicina), Prof.ª Me. Luciana Bilitário (Fisioterapia), Prof. Dr. Geraldo Argolo (Biomedicina), Prof.ª Me. Maria de Lourdes de Freitas (Enfermagem), Prof.ª Me. Mônica Daltro (Psicologia) e Prof. Dr. Urbino Tunes (Odontologia).

Fotos_X_Fórum_Pedagógico_160814_(183).JPG

Fotos_X_Fórum_Pedagógico_160814_(183).JPG

Ver todas as galerias