Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Lançamento do livro Psicologia Profissão de Saúde: da formação à prática profissional

compartilhe

Um bate-papo com os organizadores do livro "Psicologia Profissão de Saúde: da formação à prática profissional",  Mônica Ramos Daltro, coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana e Carlos Alberto Ferreira Danon, professor do curso, lotou o teatro da Livraria Cultura, na noite de 26 de agosto, marcando o lançamento da publicação. Estiveram presentes a diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro, coordenadores de cursos de graduação, professores, alunos, gestores de núcleos da escola, além de familiares, amigos e convidados dos autores.

O livro traz textos que são frutos do processo de reflexão e construção do novo currículo acadêmico do curso de Psicologia da Bahiana. Tendo como autores professores e acadêmicos, a publicação aborda diversas perspectivas da formação do psicólogo pela Bahiana, a exemplo do processo de ensino-aprendizagem pelo método PBL (Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas); internato em psicologia; cuidados com a saúde mental comunitária a partir da prática de estágio;  atendimento  a pacientes com obesidade;  formação do psicanalista; a escuta clínica; a atuação da atenção psicopedagógica na formação do psicólogo;  contribuição da terapia cognitivo-comportamental;  práticas com usuários de álcool e outras drogas e relações raciais no ensino da psicologia. "O livro reflete um pouco da dinâmica do 'tudo junto e misturado', dentro da perspectiva da construção do currículo do curso de Psicologia da Bahiana", justifica o Prof. Carlos Danom sobre a variedade de temas.

"Em 2009, fomos convidados a refletir o currículo de formação do psicólogo na Bahiana. Desse processo reflexivo, com o qual colaboraram professores e alunos, nasceu esse livro", conta um pouco da história da publicação a Prof.ª Mônica Daltro.

A sessão de autógrafos  pelos organizadores foi aberta com uma apresentação conjunta dos corais Canta Bahiana e Ars Cantandi, regidos pelo maestro Carlos Veiga.

Livro_Psicologia_Profissao_Saude_BAHANA_2014_(4).JPG

Livro_Psicologia_Profissao_Saude_BAHANA_2014_(4).JPG

Ver todas as galerias