Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

LABESB em balanço

compartilhe

Durante o ano de 2014, a Liga Acadêmica Baiana de Educação em Saúde Bucal (LABESB) visitou igrejas, associações, mutirões, escolas, creches, hospitais, empresas e eventos beneficentes, com o objetivo de promover a saúde bucal, levando informações sobre o autocuidado, importância da higiene oral e prevenção de doenças orais e sistêmicas.

Coordenada pelo professor Dr. Antonio Pitta Correa e composta por 21 graduandos do 5° ao 10° semestre do curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a LABESB participou de 18 ações sociais, uma atividade de extensão e duas viagens, somente no ano passado. Na programação, cerca de 1.600 crianças foram presenteadas com kits de higiene oral Colgate.

Entre as ações da LABESB, ocorreram visitas da Assistência Odontológica Móvel, também conhecida como Odontomóvel, a três cidades baianas. Na ocasião, foram realizados atendimentos odontológicos como restaurações com resina composta, amálgama, cimento de ionômero de vidro, raspagem supragengival e selantes.

Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a LABESB também fez parte do projeto “A promoção de saúde e a garantia do direito à saúde em uma comunidade indígena: arte, cultura, planejamento intersetorial e educação popular, em uma aldeia Kiriri da Bahia.” Essa atividade foi realizada no município Banzaê-Ba e foram promovidas ações de educação em saúde bucal, juntamente com o PET Odontologia da UFBA, através de peças teatrais, atividades lúdicas, aplicação tópica de flúor, entre outras, totalizando 93 procedimentos realizados.

Na semana de 6 a 10 de outubro, a Liga promoveu atividades de extensão com 36 graduados em odontologia, na Fundação Instituto São Geraldo, localizada no bairro de Sete de Abril, na cidade de Salvador e, entre as ações, foram feitas a promoção e prevenção de saúde bucal, atendimentos odontológicos, assistindo alunos da Escola Municipal Afrânio Peixoto e a população local, totalizando 68 atendimentos no Odontomóvel e 95 unidades restauradas utilizando a técnica ART.

No período de 29 de novembro a 6 de dezembro, com o apoio da prefeitura local, a LABESB visitou a cidade de Conceição do Almeida, município situado a 160 km de Salvador. Na ocasião, foi realizada assistência odontológica para 461 alunos de cinco escolas e uma creche da rede municipal, além de pacientes adultos do Centro de Atenção Psicossocial Bárbara Ferreira de Jesus (CAPS) e 43 escolares que foram atendidos no Odontomóvel, com a restauração de 198 unidades pela técnica ART.

Em virtude de tantas ações, atividades de extensão e promoção bucal desenvolvidas pela LABESB, o ano de 2014 foi marcado por grandes melhorias e beneficiados em todos os postos que a Liga visitou, constatando, assim, a importância da continuidade de um trabalho sério e importante para a saúde em geral. Mesmo com a despedida de 10 dos 21 integrantes da Liga, por conta da conclusão do período de graduação, a LABESB alerta os graduandos do 5° ao 8° semestre de Odontologia que as inscrições estarão abertas para o processo seletivo de 2015.1, aos interessados em ingressar na Liga.

Atividades-LABESB-BAHIANA-2014_(3)_(Copy).JPG

Atividades-LABESB-BAHIANA-2014_(3)_(Copy).JPG

Ver todas as galerias