Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Relações raciais na formação de profissionais de saúde

compartilhe

No dia 30 de março, na Unidade Acadêmica Brotas da Bahiana, foi realizada uma palestra sobre as relações raciais na formação dos profissionais de saúde, ministrada pelo psicólogo e professor Alessandro de Oliveira Santos, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP.

O evento proporcionou uma discussão interdisciplinar sobre as relações étnicas sociais e humanidade, envolvendo os alunos e o corpo docente da escola.

“A ideia é começar uma discussão sobre um tema extremamente relevante e transversal na formação do profissional de saúde. Esse profissional precisa ter uma visão crítica, humanista e ter clareza sobre os conceitos de preconceito, igualdade e discriminação. Devemos saber como nos posicionamos frente a isso tudo”, explica Sylvia Barreto, coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana.

 As relações raciais estão presentes na vida social dos indivíduos, grupos e classes sociais e, para debater essas questões, a Bahiana reuniu professores e alunos com o intuito de promover um debate interativo. A aluna Aline Souza, estudante do 5° semestre de Psicologia da Bahiana, relata que o tema é muito interessante e que começou a estudar recentemente a questão das relações raciais. “Faço parte do grupo promovido pela professora Marilda Castelar e já tinha lido um texto histórico do psicólogo Alessandro que tratava justamente do contexto histórico das relações raciais”, sintetiza a aluna.

A professora de Psicologia da Bahiana, Marilda Castelar, relata que a palestra é uma sensibilização dos professores para incluir, nos seus projetos pedagógicos e conteúdos curriculares, o tema das relações raciais.

“É importante que a gente consiga mudar os nossos projetos pedagógicos de forma que possamos falar das questões raciais”, finaliza.

Relacoes-Raciais-Saude-PROIDD-Bahiana-30-03-2015_(2).JPG

Relacoes-Raciais-Saude-PROIDD-Bahiana-30-03-2015_(2).JPG

Ver todas as galerias