Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

I Jornada de Anatomia Médica da Bahia - JAMEB

compartilhe

O Centro de Convenções da Bahiana sediou, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, a I Jornada de Anatomia Médica da Bahia (JAMEB), uma iniciativa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA). O evento contou com a participação de cerca de 300 estudantes de diversas instituições a exemplo da Bahiana, UFBA, UEFS, UNIFACS, FTC, UNEB, UESB, entre outras.

“A maior felicidade é observar que um evento dessa magnitude fora organizado exclusivamente por acadêmicos, demonstrando que o estudante realmente pode ser o sujeito ativo na construção do conhecimento, corroborando para a sedimentação da sua aprendizagem”, afirma Prof. Rinaldo Barros, presidente do evento. “Eles crescem como profissionais médicos que serão, aprendendo a gerenciar eventos científicos. A iniciativa também promove o aprimoramento nas relações interpessoais, por meio do trabalho em equipe atrelado ao desenvolvimento do perfil administrativo”, complementa Prof. Rinaldo.

Durante a quinta-feira (10/09), foram realizados os cursos pré-jornada: Anatomia Procedimental, realizado pelo NEPA, sob supervisão do Prof. Rinaldo Barros; Anatomia Radiológica, realizado pela Liga Acadêmica de Anatomia Clínica (LAAC) e Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia Radiológica (NEPAR), sob supervisão docente de Prof.ª Carolina Lins; Anatomia Semiológica, realizado pela Liga Acadêmica de Medicina Generalista (LAMEG), sob supervisão docente de Prof. Emerentino Araújo; Anatomia Palpatória, realizado pelo NEPA, sob supervisão docente de Prof. Prof. Bruno Goes e Metodologia da Pesquisa, realizado pelo NEPA, sob supervisão docente de Prof. Diego Rabelo e Prof. Marcus Santana.

A cerimônia de abertura foi realizada na quinta-feira (10/09) à noite e transmitida ao vivo pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE). Na ocasião, o Prof. Diego Menezes, coordenador de Pesquisa e Inovação da Bahiana representou a direção da instituição. “Sendo a Bahiana uma escola nota cinco, não poderia ser diferente esse evento realizado pelo NEPA com padrão de excelência, permitindo que a Escola sempre acredite e apoie projetos desse nível”, declarou.

A cerimônia foi marcada por um pedido de paz com um minuto de silêncio em respeito ao falecimento da aluna Mariana Teles, seguida da entoação do Hino Nacional. Posteriormente, o palestrante convidado Prof. Dr. Isac Jorge Filho - de Ribeirão Preto (SP), cirurgião do aparelho digestivo e Chefe do Serviço de Gastroenterologia e Nutrição Clínica da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto e professor de Ética e Bioética da Universidade de Ribeirão Preto, proferiu a conferência magna: Aspectos Éticos e Bioéticos da Doação de Cadáver.

Ainda como parte da programação de abertura, o Prof. Rinaldo Barros apresentou o vídeo do Projeto de Humanização da Apresentação do Cadáver que é realizado pelo NEPA no curso de Medicina. A congregação dos presentes fndou-se com um coquetel de confraternização, ao som da voz e violão do ex-monitor do NEPA, Ian Branco. “As escolas médicas precisam se preocupar, antes de formar médicos, em formar cidadãos médicos e observo, por um evento como esse e na preocupação da abordagem desse tema, que a Bahiana está fazendo isso com muita propriedade”, afirma Dr. Isac Jorge Filho.

A Programação Científica da I JAMEB contou com duas conferências de temas de relevância clínica ministradas por especialistas de renome na área e uma mesa-redonda de aulas de anatomia proferidas por monitores do NEPA.

“Impressionante ver a qualidade desse evento e o nível de interesse dos alunos, constatando que a Anatomia da Bahiana renasce se encontrando em destaque entre as instituições médicas”, afirma Dr. Marcos Almeida, coordenador do Programa de Mestrado em Tecnologias em Saúde da Bahiana.

Para o Prof. Dr. Humberto de Castro Lima Filho, que ministrou a palestra Epilepsia do diagnóstico ao tratamento: o que mudou, “eventos como esse do NEPA é que fazem a diferença na formação acadêmica de nossos alunos, temos que estimular a existência de outros, pois os alunos gostam e desejam por isso”.

O evento foi finalizado com uma mesa-redonda do NEPA composta pelos atuais supervisores discentes Júlia Pereira, Leonardo Peixoto e Lucas Pedreira que apresentaram o modelo de funcionamento do núcleo, desde processo seletivo, treinamento para capacitação e funcionamento diário nas atividades práticas. Também participaram da atividade os orientadores científicos do NEPA, Prof. Bruno Goes, que falou a respeito do projeto de extensão do núcleo com o curso de Anatomia Palpatória; a radiologista Drª. Carolina Lins, apresentando o projeto de extensão do NEPA do Eixo de Anatomia Radiológica, como parte do componente curricular do aluno de Medicina da Bahiana - perfazendo um eixo transversal do 1º ao 3º semestre, e os professores Diego Rabelo e Marcus Santana que abordaram o projeto de extensão do NEPA com o curso de Metodologia da Pesquisa.

Além das apresentações das mesas-redondas, foi prestada uma homenagem ao presidente do Evento, Prof. Rinaldo Barros, por todos da Comissão Organizadora da JAMEB que agradeceram pelo incentivo, apoio incondicional para concretização dessa Jornada.

A programação contou com uma série de palestras ministradas por professores e profissionais convidados, realizadas ao longo dos dois últimos dias.

I-JAMEB-BAHIANA-10-09-2015_(24).jpg

I-JAMEB-BAHIANA-10-09-2015_(24).jpg

Ver todas as galerias