Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Treinamento sobre Código de Ética Profissional

compartilhe

“Esse treinamento faz parte de um convênio que temos com os campos de prática, onde inserimos os nossos alunos. O Hospital Evangélico da Bahia (HEB) é um desses campos utilizados, que integram os discentes de Enfermagem em um ambiente acolhedor e com muita potência para o aprendizado e nossa contrapartida é sempre apoiá-lo em algumas ações, principalmente de ensino, treinamento, compartilhamento de saberes, sendo um desses convites o de trabalhar a questão da ética”, relatou a professora do curso de Enfermagem e supervisora dos campos de prática e estágios da Bahiana, Rosicleide Freitas, que esteve presente no 4° Treinamento sobre Código de Ética Profissional, realizado no dia 28 de outubro, na Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação reuniu docentes de Enfermagem da Bahiana, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Evangélico da Bahia com o objetivo de sensibilização à responsabilidade técnica e postura ética no ambiente de trabalho, englobando dinâmicas e assuntos que normalmente interferem diretamente na ética profissional.

Segundo a professora de graduação de Enfermagem da Bahiana, Mel Espinheira, o intuito da dinâmica é trazer para a realidade dos profissionais o que, de fato, acontece no dia a dia do ambiente de trabalho. “O treinamento que promovemos é uma maneira mais lúdica, fluida, não se tratando de uma técnica maçante de estar falando e as pessoas só assistindo, mas, os envolvidos, interagem bastante e, por isso, iniciamos a dinâmica de integração, fazendo com que os profissionais saiam da zona de conforto e entendam o processo como um todo, na questão de interatividade.  É válido porque eles abrem os olhos  para a questão ética do trabalho que é fundamental”, explica.

O treinamento possibilitou uma retomada, na prática, do entendimento do código de ética e modificou a visão dos profissionais que obtiveram muitas mudanças no cotidiano de trabalho. “É o segundo encontro em que participo e esse treinamento possibilitou uma considerável mudança na nossa rotina de trabalho. O hospital há um ano tinha uma política e hoje mudou cerca de 40% no conhecimento da nossa equipe. Esses treinamentos vêm evoluindo, mostrando como devemos proceder de forma correta e também no tratamento dos pacientes, havendo uma melhora considerável no âmbito trabalhista”, relata Eliomário Estrela Oliveira, técnico de enfermagem do HEB.

A assessora de comunicação do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA), Cleide Soares, também participou do treinamento. Ela destaca que a programação é a continuidade de um evento anteriormente promovido, pelo Coren-BA chamado “Diálogos e éticas” e por ser uma programação substancial, foi dada continuidade a essa proposta. “A importância desse treinamento é ver que os trabalhos que a câmara técnica tem feito são repercutidos e continuados dentro da universidade”.

A programação contou com atividades lúdicas, como o júri simulado acerca de assuntos importantes no cotidiano de trabalho, a exemplo da questão das selfies em redes sociais que podem ocasionar danos graves aos profissionais, uma vez que a enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, da família e da coletividade.

Conforme a gerente de Enfermagem do Hospital Evangélico da Bahia, Simone Vieira, o júri simulado objetivou a sensibilização por parte de toda sua equipe de trabalho, tanto para a responsabilidade quanto para a prática assistencial. “Possibilitamos a leitura e busca de artigos do nosso código de ética que evidenciam os nossos direitos e deveres. Presenciei discussões de altíssimo nível respaldadas pelo código, tanto na defesa quanto na parte da acusação acerca das condutas colocadas em pauta”, finalizou.

Treinamento-Codigo-Etica-Profissional-Bahiana-28-10-2015_(6).jpg

Treinamento-Codigo-Etica-Profissional-Bahiana-28-10-2015_(6).jpg

Ver todas as galerias