Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

15ª Jornada Odontológica da Bahiana - JOBA

compartilhe

“Estamos comemorando essa 15ª edição da JOBA como um marco importante. Ela é debutante, são 15 anos, mas é adulta. É um evento consolidado com uma participação grandiosa dos discentes da Bahiana e outras faculdades com uma programação científica espetacular com muitos artigos e trabalhos que são apresentados, além de uma exposição comercial muito boa, o bom nível das conferências, tudo isso fazendo com que a Joba seja um absoluto sucesso”, relata o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Urbino Tunes, que esteve presente nos dias 19 e 20 na 15ª edição da Jornada Odontológica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na Unidade Acadêmica Cabula.

O evento reuniu docentes e discentes dos diversos cursos de graduação em Odontologia do estado com o objetivo de difundir o conhecimento científico, além da apresentação de trabalhos, seminários, cursos, conferências, hands-on e workshops.

A solenidade de abertura foi comemorativa aos 15 anos da JOBA e foi exibido um vídeo com a presença de todos os coordenadores discentes e docentes da jornada. A cerimônia também contou com a presença da coordenadora deste ano do corpo docente, Prof.ª Livia Prates; do coordenador de Pesquisa e Inovação da Bahiana, Prof.  Dr. Atson Fernandes; Prof. Dr. Maurício Barreto; Dr. Luciano Castellucci, representando a Associação Bahiana de Odontologia (ABO); Dra. Ana Carla Robatto, representando o I Encontro de Odontopediatria; Dr. Fernando Bastos, representando o V Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e o coordenador discente, Humberto Bastos, estudante do 9º semestre.

Em paralelo à Joba foram realizados, também, o I Encontro de Odontopediatria da Bahiana, V Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o IX Encontro de Ex-Alunos de Odontologia da Bahiana.

A coordenadora discente, Prof.ª Lívia Prates, destaca o crescimento da JOBA ao longo dos anos, sendo que, nesta edição, em número de inscrições superou o de todas as anteriores, trazendo uma grade científica bem direcionada à área de odontopediatria e cirurgia. A grade contemplou também todas as especialidades através de palestras generalistas trazendo professoras de fora, abordando todas as áreas, desde biologia molecular, utilização de células-tronco, até os tratamentos especializados, como planejamento virtual de cirurgia de face e cirurgia ortognática.

“A 15ª JOBA é uma debutante, é um evento que cresceu e começou com poucos alunos de uma Escola que era pouco conhecida sendo a segunda na área de Odontologia de Salvador. Hoje, batemos o record em número de inscrições com mais de 700 inscritos e, aproximadamente, 270 trabalhos”, explica.

Segundo Humberto Bastos, coordenador discente da Joba, é gratificante a participação na jornada pelo sucesso de vendas, trabalhos inscritos e qualificação nas palestras e workshops. “Estou extremamente feliz com o desenvolvimento das nossas atividades. Surpreendemo-nos com o record de vendas, pois foi a jornada com o maior número de inscrições e isso nos deixa com mais “gás” para dar continuidade ao trabalho e felizes por ser uma jornada organizada, basicamente construída passo a passo por nós alunos, por uma comissão que segue uma coordenação docente mas que tem também a participação do corpo discente”, explica.

O Dr. Bruno Trevisan Rosa relata que foi um prazer enorme receber o convite para ministrar uma palestra na JOBA sobre Lucratividade e qualidade de vida no consultório odontológico. “Fui formado na primeira turma de Odontologia na Bahiana e aqui encontrei diversos colegas e amigos que foram da minha época. Depois de 13 anos de formado, é gratificante voltar como ex-aluno e palestrar. A Joba foi mais uma experiência muito importante sendo que já havia participado da organização da primeira jornada”, explica.

No segundo dia de atividades, além dos workshops e hands-on, foi  realizado o sorteio da Joba – Debutante com premiação de 200 reais em crédito no Estúdio Tatto Arte, além da premiação dos trabalhos científicos.

Durante a cerimônia de encerramento, foi prestada uma homenagem à Prof.ª Dra. Ceres Mendonça Fontes por sua dedicação à docência e comprometimento com a instituição e com o curso de Odontologia.

“Falar das emoções não é fácil para mim. Posso simplesmente dizer que fiquei muito feliz com tudo que vivi nesse processo: ser o ‘JOBAS NAME’. As manifestações e falas positivas de todos os colegas e alunos calaram profundamente na minha alma, pois demonstraram e reforçaram, que o cuidado com que sempre procurei tratar todos, respeitando e acolhendo nas diversidades, foi percebido por eles e isso é muito bom para o coração e para a autoestima. Senti-me profundamente lisonjeada”, relata Dra. Ceres.

Nos dois dias do evento, a banda Praiero animou a programação entretendo todos os participantes da JOBA.

Bahiana-15-JOBA-20-05-2016_(102).jpg

Bahiana-15-JOBA-20-05-2016_(102).jpg

Ver todas as galerias