Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Lançamento: Manual de Procedimentos em Doenças Infecciosas e Parasitárias

compartilhe

Importantes personalidades da comunidade médica estivarem reunidas na noite de 31 de maio, no foyer da Biblioteca da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública da Unidade Acadêmica, Campus Cabula, onde presenciaram o lançamento da 4ª edição do Manual de Procedimentos em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Couto Maia, publicação organizada pela médica e professora da Bahiana, Dra. Ceuci Nunes, pela coordenadora do curso de Medicina, Dra. Ana Verônica Mascarenhas Batista e pelo médico Edilson Sacramento. Estiveram presentes a Reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o presidente da Academia de Medicina da Bahia, Dr. Almério de Souza Machado, a conselheira do CREMEB, Dra. Círia Santana, representando a Associação Bahiana de Medicina, Dr. Jorge Jambeiro, o diretor do SindMédicos, Dr. Deoclides Cardoso Oliveira e Sandra Regina Soares, editora da Eduneb, responsável pela publicação.

O livro é resultado da parceria entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB/Hospital Couto Maio e a Editora da Universidade do Estado da Bahia. Segundo Dr. Edilson Sacramento, "este livro teve sua primeiro edição em 1994, organizada pelo Dr. José Tavares Neto. Ela tinha a intenção inicial de ser um manual para os médicos se basearem e terem uma conduta clínica dentro do hospital. Mas ele foi crescendo e hoje conta com artigos que chegam a 20 e 30 páginas".

Segundo a Dra. Ceuci Nunes, atual diretora do Hospital Couto Maia, o lançamento da obra marca, também, a passagem do aniversário da instituição que este ano, em abril, completou 163 anos de fundação. "Hoje é um dia muito importante. Estamos celebrando aqui um trabalho de muitas mãos, são 46 capítulos escritos por 56 autores, dos quais, 90% são médicos do hospital", comentou a médica em sua fala.

"É um prazer receber todos vocês, aqui na nossa casa, para o lançamento deste livro muito desejado e esperado. Desde que a Bahiana foi procurada para ser parceira nesse projeto, logo nos tornamos parceiros. O Hospital Couto Maia é também nossa casa, pois recebe nossos alunos que vivenciam experiências de aprendizado em um ambiente que valoriza o aspecto humano. Então, temos aqui, hoje, um livro que é muito importante e precioso, e poder participar disso é uma honra para a Bahiana", declarou Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani.

A obra contempla a média e a alta complexidades exigidas para os pacientes portadores de doenças infecciosas e parasitárias, transmissíveis pelo contato humano ou por vetores. Servirá, também, como guia de consulta para as escolas médicas no seu ensinamento básico para o aprendizado das doenças infecciosas e parasitárias que ocorrem no nosso meio. 

Além de mudanças importantes em protocolos, especialmente da tuberculose e da dengue, o livro traz capítulos sobre novas patologias como a chikungunya e a síndrome de Guillian Barré.

Bahiana-Manual-Procedimentos-Doencas-Infecciosas-Parasitarias-Couto-Maia-31-05-16_(7).jpg

Bahiana-Manual-Procedimentos-Doencas-Infecciosas-Parasitarias-Couto-Maia-31-05-16_(7).jpg

Ver todas as galerias