Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Aula "A história da medicina cardiovascular na visão de um pesquisador"

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu, na manhã de 15 de setembro, o professor convidado João Lima, diretor do departamento de imagem cardiovascular do Hospital Johns Hopkins (EUA). Em sua visita, ele ministrou a aula "A história da medicina cardiovascular na visão de um pesquisador" para estudantes de graduação do curso de Medicina.

A atividade foi uma iniciativa do programa de pós-graduação da Bahiana com o apoio do Núcleo de Relacionamento Acadêmico Institucional e Internacionalização da Bahiana (REAII) e integra a programação da Agenda Bahiana Global.

Estiveram presentes a gestora do REAII, Maria Antonieta Araújo, o pró-reitor de pesquisa e inovação, Prof. Atson Fernandes, os professores do curso de Medicina e do programa de pós-graduação Luís Cláudio Correia, Ana Marice Ladeia, Marcus Almeida e Bernardo Galvão, também coordenador do Centro de HTLV do serviço de saúde da Bahiana. A aula teve como desfecho uma mesa-redonda com os professores que debateram a temática da pesquisa e da medicina cardiovascular com os alunos.

Antônio Maurício dos Santos Cerqueira, acadêmico do 6º ano de Medicina, destaca que a aula foi uma oportunidade para o estudante da graduação ter contato com uma visão mais abrangente da medicina. "Geralmente esperamos estar na pós-graduação para começar a ter contato com essa vivência e com pesquisadores como esse que veio aqui hoje. Então, pudemos ter um debate mais amplo sobre a medicina baseada em evidências, pesquisa e até sobre a carreira, na medicina. Foi um evento pioneiro e que deve continuar acontecendo".

Após a aula, os professores participaram de um encontro com a reitora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, que deu as boas-vindas ao professor convidado e com quem discutiu a possibilidade de ampliação da parceria entre as duas instituições, desta vez abrangendo também a graduação. O professor João Lima conta que, no âmbito da pós-graduação, a Bahiana e o Hospital Johns Hopkins já realizam pesquisas com resultados tangíveis. 

Em parceria com a Bahiana, ele atuou como bolsista do CNPq no projeto de pesquisa “Associação entre o Processo de Urbanização e a Presença de Doença Cardiovascular Subclínica em Populações Indígenas Tradicionais da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: Efeitos das Barragens e Transposição do São Francisco”.  

Sobre o contato com os estudantes da graduação durante a aula ministrada, João Lima chama a atenção para o alto nível de preparação dos acadêmicos. "Eles perguntaram exatamente sobre assuntos que estão na ‘crista da onda’ na medicina e biomedicina, sob o ponto de vista ético, socioeconômico e científico. Isso mostra que a juventude engajada em um curso superior como medicina e em uma escola como a Bahiana sabe exatamente quais são as grandes questões do momento".


Agenda Global Bahiana 

A Agenda Bahiana Global foi instituída em novembro de 2015 e já acontece a cada dois meses. "Buscamos trazer pessoas com trabalhos de relevância em alguma das áreas de nossos cursos para uma conferência em que exista a possibilidade tanto para estudantes como professores de conhecerem diferentes contextos. A agenda tem uma proposta transcultural que é trazer para a Bahiana conhecimentos e práticas de trabalho e de fazer ciência de outras culturas", relata Maria Antonieta Araújo.

bahiana-aula-professor-joao-lima-hospital-johns-hopkins-15-09-2016-(2)-20160923081721.jpg

bahiana-aula-professor-joao-lima-hospital-johns-hopkins-15-09-2016-(2)-20160923081721.jpg

Ver todas as galerias