Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

II Jornada de Anatomia Médica da Bahia - JAMEB

compartilhe

Estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, UNEB, Unifacs, Unime, UESC e da PUC-São Paulo participaram de 15 a 17 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula, da II Jornada de Anatomia Médica da Bahia – JAMEB. O evento foi uma realização do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA), coordenado pelo professor do curso de Medicina da Bahiana, Rinaldo Antunes Barros.

No primeiro dia de JAMEB, foi realizada a pré-jornada com uma extensa programação composta de cursos ministrados pelo NEPA e pelas ligas acadêmicas de Medicina Generalista (LAMEG), de Metodologia Científica e Bioestatística, de Neurociências Aplicadas (LANA), de Anatomia Clínica (LAAC) e de Radiologia e Imagem Aplicada (LAR).

Para oficializar o início da programação da jornada, foi realizada uma cerimônia na noite de 15 de setembro, presidida pelo professor Rinaldo Antunes Barros, em conjunto do a pró-reitora de Extensão da Bahiana, Prof.ª Carolina Pedroza, e pela coordenadora do curso de Medicina, Prof.ª Dra. Ana Verônica Mascarenhas Batista.

Durante a noite, foram homenageados pelos membros do NEPA os professores e palestrantes convidados Raimundo Nonato, Thais Fagundes, Bruno Goes, Diego Rabelo, Rinaldo Barros, José Alberto Maldonado, Genaro Novaes, Livia Nossa, Marcos Pondé, Ronaldo Barros, Carolina Lins e Conceição Maria Guedes Crozara. Na ocasião, também foi proferida a conferência magna “Perfil Ético do Estudante de Medicina e do Médico Residente – Responsabilidades Legais sob a Ótica do CFM” pelo cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Isac Jorge Filho.

"É um prazer sediar essa segunda jornada e essa iniciativa nos honra porque traz para a Bahiana uma referência de estudo em anatomia. É também muito importante por ser realizada por acadêmicos que ganham mais conhecimento para a sua formação, seja pelo conteúdo programático, seja pela experiência adquirida na organização e em toda a dinâmica que um evento desse porte requer", declarou Carolina Pedroza.

O protagonismo estudantil também foi destacado por Lucas Mendes, estudante do 6º semestre de Medicina e integrante do NEPA. "Trabalhamos como um grupo muito forte, fazendo com que o estudante seja um sujeito ativo do processo e isso é muito importante, porque a gente acaba crescendo pessoalmente também fora do meio acadêmico". Ele aponta que houve uma evolução do ano passado para este ano, levando os integrantes do grupo a aprenderem com os erros e também com as ações bem sucedidas.

Segundo professor Rinaldo, "a jornada é um evento que se tornou anual e, nesta edição, trazemos como foco a importância da anatomia médica nas especialidades. O objetivo é trazer uma visão da anatomia para os acadêmicos mostrando a sua aplicabilidade clínica".
Por sua vez, a coordenadora do curso de Medicina, professora Ana Verônica, evidenciou a importância do estudo da anatomia para o bom desempenho da atividade médica. “Esse é um evento de extrema importância, pois é mais uma ação que está se consolidando como uma ferramenta de aprendizado para os nossos alunos e a anatomia é fundamental para sedimentar conhecimento e para abrir o estudante diante das várias possibilidades do exercício da Medicina".

bahiana-ii-jameb-15-09-2016-(54)-20160930191321.jpg

bahiana-ii-jameb-15-09-2016-(54)-20160930191321.jpg

Ver todas as galerias