Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Exposição e feira solidária: "Um Pouco de Cada Um"

compartilhe

“Tenho três anos no SerTO e amo o que faço. É uma terapia em que nos reunimos em prol da arte. Deus colocou na nossa vida essas pessoas, inclusive todos os profissionais que nos auxiliam. Apesar do meu problema visual na retina – fui submetida a quatro cirurgias -, continuo fazendo meus artesanatos e ponto de cruz. É uma satisfação imensa expor e comercializar nosso trabalho aqui na Bahiana”. O relato é de Clarisse de Brito, 85 anos, paciente do Serviço de Terapia Ocupacional da Bahiana (SerTO) e uma das expositoras da mostra “Um pouco de cada um”, realizada no dia 1º de junho, no Pavilhão de aulas da Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O evento agregou idosas do SerTO em torno de uma proposta de economia solidária. A venda dos artesanatos produzidos foi revertida em benefício das próprias pacientes.

Segundo a terapeuta ocupacional do SerTO e especialista em saúde do idoso, Ana Paula Braga, a mostra reúne a produção de um semestre. “Trabalhamos com alguns artesanatos e com peças que são confeccionadas pelas idosas, que estão sempre trazendo novas ideias para as reuniões dos grupos. No trabalho que desenvolvemos nos grupos, há uma constante troca de habilidades.”

Para Valdira Alves, 71 anos, fazer parte desse grupo é terapêutico e restaurador. “É uma higiene mental natural, pois produzir nossa própria arte ao lado de amigas maravilhosas que fizemos aqui no SerTO, é muito bom. É um dia de troca de ideias onde uma auxilia a outra”.

Coordenadora do SerTO, a terapeuta ocupacional Sofia Campos ressalta a importância dessa atividade, lembrando que as pacientes experimentam maior socialização e, com isso, um aumento também da autoestima. “Elas encontram no serviço um referencial e têm a oportunidade de ampliar a autonomia financeira e na vida pessoal. É um trabalho que está crescendo e o retorno de pacientes e familiares é significativo. Vemos melhoras tanto nas funções operacionais quanto nas atividades cognitivas das idosas.”

bahiana-um-pouco-de-cada-um-01-06-17-13-20170621164005.jpg

bahiana-um-pouco-de-cada-um-01-06-17-13-20170621164005.jpg

Ver todas as galerias