Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Novos da Bahiana 2017.2

compartilhe

Na manhã da última sexta-feira, 21 de julho, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou mais uma edição dos Novos da Bahiana, cerimônia de recepção aos calouros. O encontro aconteceu a partir das 8h no auditório da Unidade Acadêmica Cabula e teve à frente a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro e a gestora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica, Angélica Mendes. A solenidade teve início com uma apresentação especial do coral Canta Bahiana, cujo corpo de coristas é composto por estudantes, professores, colaboradores e convidados.

A programação seguiu com a apresentação de cada curso realizada por alunos da graduação acompanhados por seus respectivos coordenadores. O curso de Biomedicina foi apresentado pela estudante do 4º semestre Gabriela Grimaldi e pelo coordenador, Prof. Geraldo Argolo. As novidades do curso de Educação Física, bem como as experiências vividas nas atividades realizadas foram apresentadas pela estudante Rebeca Albuquerque do 4º semestre e pelo coordenador, Prof. Clarcson Plácido. No curso Enfermagem, a estudante do 5º semestre Thaynã Barbosa, acompanhada pela coordenadora, Prof.ª Cristiane Magali, apresentou a realidade da formação profissional.

O recém-graduado em Fisioterapia, Igor Alonso, protagonizou a apresentação do curso ao lado da coordenadora Prof.ª Luciana Bilitário. O curso de Medicina foi emotivamente apresentado pela estudante do 11º semestre Venandra Andrade, acompanhada da coordenadora Prof.ª Ana Verônica Mascarenhas Batista. A presidente do corpo discente da última edição da Jornada de Odontologia da Bahiana, Amanda Brandão, do 8º semestre, apresentou o curso de Odontologia ao lado do coordenador Prof. Urbino Tunes. Por fim, a estudante Anaís Cavalcanti, do 7º semestre, compartilhou sua experiência no curso de Psicologia acompanhada da coordenadora Sylvia Barreto.

"É importante compartilhar para criar uma expectativa de crescimento acadêmico dentro da própria Bahiana, porque a gente chega aqui muito 'verde' e sem ter no que acreditar, então, quando alguém lhe diz que é bom, que você vai conseguir chegar onde chegou e conta com o apoio da instituição, creio que faça toda a diferença", declara a futura médica, Venandra Andrade. Ela ainda aponta como pontos que levará consigo no futuro a segurança e o respeito à diferença, acreditando no outro.

O valor do trabalho interdisciplinar foi ressaltado pela coordenadora Luciana Bilitário. Segundo ela, tudo que a Bahiana realiza envolve uma preocupação com o profissional que a instituição forma para servir à sociedade. "Queremos oferecer para a sociedade esse profissional que se reconhece no outro, que sabe trabalhar em conjunto, se preocupa com a outra pessoa e é dotado de uma visão social", diz.

Camila Verônica Souza Freire, caloura de Medicina, conta que tem um encanto pela instituição. "Essa relação de família, essa identidade que eles prometem, sinto que vai ser cumprida, isso me chama muito a atenção. Gostei muito da palestra e da apresentação do meu curso".

A estudante de Odontologia, Erika Luiza Cirne dos Reis conta que escolheu Odontologia desde o ensino médio. Para ela, o processo seletivo formativo da Bahiana é inovador. "Nunca vi isso em outra faculdade. Eu achei bem acolhedor. Achei muito acolhedora a Bahiana em geral, pois, como venho de colégio pequeno, eu me senti muito à vontade aqui", relata.

Assim como no início do ano, o tema abordado nessa edição foi o protagonismo na saúde,  tendo como atração principal a palestra "Atitudes Empreendedoras: criando impacto na saúde" que foi ministrada pelo cofundador da Din4mo Inovadores de Impacto, Marcel Fukayama. Em sua fala, ele dividiu com os estudantes da Bahiana sua história de vida e apresentou o papel do empreendedor e os impactos que projetos inovadores vêm alcançando no mundo, principalmente na área da saúde.

novos-bahiana-2017-2-2-20170803074350.jpg

novos-bahiana-2017-2-2-20170803074350.jpg

Ver todas as galerias