Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Curso: Gestão de Pequenos Negócios - Colégio Estadual Manoel Vitorino

compartilhe

Estudantes do Programa de Educação para Jovens e Adultos do Colégio Estadual Manoel Vitorino participaram do último encontro da 1ª turma do curso de Estruturação de Pequenos Negócios do Programa de Educação para Saúde, Qualidade de Vida e Empreendedorismo, que aconteceu no último sábado, na Unidade Brotas, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O programa é uma iniciativa da Bahiana e tem como coordenadora a professora do curso de Medicina, Eliana de Paula. As atividades tiveram início em janeiro e têm sido desenvolvidas dentro no âmbito do Programa Interprofissional de Saúde (Programa Candeal), tendo como cujo foco é o adolescente. Com a participação de estudantes da Bahiana, são desenvolvidas ações de promoção da saúde abordando pontos como a gravidez na adolescência, tabagismo e saúde mental com estudantes do ensino fundamental e médio, nos turnos matutino e vespertino.

Por sua vez, o curso de Estruturação de Pequenos Negócios teve início em abril e contou com a realização de três encontros com o apoio de uma economista do Sebrae, tendo como público jovens e adultos do turno da noite.

Para a diretora do Colégio Estadual Manoel Vitorino, Maria Olívia Pereira Silva Santos, a iniciativa da Bahiana promove uma melhor qualidade de vida aos estudantes e uma melhor qualidade de vida para à comunidade. “Eu vejo como um crescimento dentro na rede estadual e, dentro da nossa escola, dá oportunidade aos alunos de terem outros cursos em parceria com a universidade, melhorando sua postura enquanto cidadãos. É uma sensibilidade da Bahiana perceber que tudo que é investido é para gerar melhorias para a própria comunidade".

O estudante do 3º ano do ensino médio, Wesley Moraes Góes conta que já ambicionava ter uma empresa no futuro e que, com o curso, ficou ainda mais interessado. "O curso é muito bom e vai ajudar a gente futuramente a montar alguma coisa. É a primeira vez que vejo uma empresa chegar lá na nossa escola oferecendo cursos. Eu já tinha vontade de abrir minha própria empresa, e o curso abriu mais meus olhos para ter mais planejamento e não correr o risco de ter que fechar a empresa como vemos acontecer muito hoje em dia".

Proprietária do serviço de buffet Maria Prestígio, serviço de buffet, Maria Aparecida Dantas Silva, 40 anos, aluna do 3º ano do ensino médio constata que a participação no curso vem ajudando a organizar melhor seu negócio. "Estou gostando bastante dessa iniciativa porque está nos dando um apoio em coisas que eu não tinha ideia. Eu trabalho em casa e não tinha ideia de como movimentar meu negócio, calcular o meu lucro, o que eu ganho, isso é muito difícil. Então, estar aqui está ajudando a me organizar”.

Professora Eliana de Paula explica que, inicialmente, o projeto escolheu o Colégio Estadual Manoel Vitorino por estar no distrito sanitário de Brotas e que a proposta foi bem acolhida pela direção da escola. "Esse projeto, ora em desenvolvimento, visa basicamente promover educação para a saúde, qualidade de vida e empreendedorismo para alunos do primeiro e segundo graus das escolas públicas. Optamos, inicialmente, pelo Colégio Estadual Manoel Vitonio, por estar no distrito sanitário de Brotas, facilitando o deslocamento dos nossos alunos até lá. A ideia é desenvolver uma série de atividades que vão desde a formação para a produção de pequenos negócios, passando pela área assistencial, de promoção da saúde, desenvolvimento de ações, e práticas, e isso tem tudo a ver com os valores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – do acolhimento, da responsabilidade social, do abrir as portas para trocas. Entendemos que uma sociedade só se desenvolve quando todas as partes se juntam em prol do bem comum. É mais uma proposta vitoriosa e espero que ela se estenda por muitos e muitos anos".

bahiana-gestao-pequenos-negocios-colegio-manoel-vitorino-site-7-20170905172404.jpg

bahiana-gestao-pequenos-negocios-colegio-manoel-vitorino-site-7-20170905172404.jpg

Ver todas as galerias