Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

9ª Jornada de Enfermagem

compartilhe

"É importante vermos como a jornada se consolida cada vez mais, se faz mais encorajadora e empoderada, porque é isso que a gente precisa, ver na nossa profissão, esse empoderamento, mantendo a tradição e a inovação, porque é sempre importante a gente estar inovando, porém nos baseando nos princípios do nosso código de conduta ética de enfermagem". As palavras da ex-aluna do curso de Enfermagem da Bahiana, Jaddy Kelly Matheus Alves, resumem o que foi a 9ª jornada de Enfermagem da Bahiana que aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula.

O evento foi aberto com a mesa-redonda "Tradição, Inovação e Humanidade – Imagens da Nossa História", tema desta edição da jornada. Compuseram a mesa a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria de Lourdes de Freitas Gomes, a pró-reitora de Extensão Carolina Pedroza de Carvalho Garcia, a assistente administrativa da Secretaria  Acadêmica de Pós-Graduação, Pesquisa Inovação e Extensão, Eliana Santos, a coordenadora do curso de Enfermagem, Cristiane Magali Freitas dos Santos e as convidadas Tânia Bulcão, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Bahia, Lúcia Duque Moliterno, presidente do Sindicato de Enfermeiros do Estado da Bahia e Maria Luísa de Castro Almeida, presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. A ocasião também marcou a comemoração dos 10 anos de criação do curso de Enfermagem da Bahiana.

"Eu me sinto parte dessa história, me sinto enfermeira nessa história", declarou a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani que, na ocasião, fez um relato de toda a história de criação do curso, ressaltando o caráter de gestão impresso pelo exercício da enfermagem. "Além dessas competências da gestão, a enfermagem vem acompanhada pelo cuidar do outro que é a raiz de nossa instituição. São 10 anos do curso de Enfermagem, 65 anos de Bahiana, portanto, marcos importantes para nossa instituição", afirmou Soliani.

"Estar aqui hoje é reviver uma história, porque a gente se ressignifica, se fortalece e resiste. Historicamente, estamos passando por momentos muito difíceis no Brasil, mas é também o momento de celebrar um curso que tem 10 anos de história e com um dia a dia acreditando que sempre podemos fazer o melhor: o melhor para o outro, o melhor para nós mesmos", declarou, em sua fala, Prof.ª Carolina Pedroza."

A 9ª Jornada de Enfermagem da Bahiana marcou também a realização do IV Encontro de Egressos do curso de Enfermagem e do III Seminário de Pesquisa em Enfermagem. A vasta programação compreendeu oficinas, mesa-redonda, conferência, apresentação de ligas acadêmicas e um momento artístico-cultural. O estudante Antônio Carlos Costa Lima, do 1º semestre, participou da jornada com grande entusiasmo, pois pôde apresentar seu lado artístico dançando duas coreografias. "Enfermagem sempre foi a minha paixão e a Bahiana sempre foi a minha primeira opção, pelo que ela é, pelo que ela passa. Antes de ingressar aqui, eu procurei o relato de ex-alunos para saber como era. Depois que entrei percebi que a Enfermagem é muito mais do que eu imaginava e hoje gosto ainda mais da minha escolha profissional".

Para a Prof.ª Cristiane Magali, o grande desafio dessa edição da jornada foi atrair os participantes para um evento que buscou refletir a história do curso de Enfermagem da instituição, "isso, por vezes, é algo desafiador porque os participantes desse tipo de evento científico sempre buscam participar pelo caráter de complementação de conhecimento científico e, na verdade, a gente queria fazer um convite para refletir a nossa história ". Para Magali, o grande diferencial do curso de Enfermagem da Bahiana está em formar um profissional mais crítico e reflexivo e que tem a pesquisa presente desde a sala de aula. "Temos um curso fortalecido com um ensino de excelência, com várias experiências extensionistas e que agrega o valor da pesquisa. A pesquisa está dentro da sala de aula ao mesmo tempo perpassando as experiências de extensão".

O segundo dia de trabalhos foi marcado com uma homenagem à Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, primeira coordenadora do curso, função que ocupou durante sete anos. "O curso de Enfermagem nasce inovador, porém embasado nos valores institucionais, entendendo a missão da escola, o que foi fundamental para seu crescimento. Ao longo do tempo, o curso foi se construindo com a participação de muitas mãos, inclusive dos alunos que tiveram papel fundamental nesse processo de construção, pois eles sempre tiveram muita escuta. Tudo fluiu muito bem e, quando houve o reconhecimento do curso, alcançamos a nota máxima. Isso mostra que estávamos no caminho certo". Agora, como pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, ela pontua novos passos da Enfermagem dentro da Bahiana "Estendemos essa excelência tanto para a pesquisa como para a extensão, por meio de diversos programas sociais que envolvem a Enfermagem. Tivemos um crescimento muito grande na área da especialização, temos um programa de doutorado especial que privilegia os professores do curso, há perspectiva para um maior incremento na área da pesquisa, com uma boa probabilidade da criação de um mestrado profissional em Enfermagem".

bahiana-ix-jornada-enfermagem-15-09-2017-98-20170919183806.jpg

bahiana-ix-jornada-enfermagem-15-09-2017-98-20170919183806.jpg

Ver todas as galerias