Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

compartilhe

Para ressaltar a importância do Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro, as alunas de Estagio Curricular Supervisionado do 8° e 9°semestre do curso de Enfermagem da Bahiana aproveitaram a data para realizar uma ação no Hospital Humberto de Castro Lima, acompanhadas pela professora Luana Bomfim.

A ação teve o objetivo de sensibilizar os pacientes e visitantes do hospital, contribuindo para a disseminação do conhecimento a respeito da doação de córnea e orientar sobre a importância da captação para os pacientes que estão na fila do transplante necessitando realizar o procedimento.


Sobre a doação

No Brasil, em 2016, ocorreram 14.641 transplantes de córnea segundo fonte do Ministério da Saúde. Esse tipo de cirurgia é indicada quando existe a perda da integridade da córnea, a fim de melhorar a visão ou corrigir defeitos oculares que ponham em risco a anatomia ou a função do olho. A porcentagem de sucesso da cirurgia é alta nos casos não complicados e com bom prognóstico. Um doador pode ajudar até duas pessoas a voltarem a enxergar, porem é importante que haja um diálogo com seus familiares, a respeito do seu desejo, pois, por lei, este desejo só poderá ser cumprido se a sua família autorizar a doação após o falecimento do doador.

bahiana-hhcl-palestra-doacao-cornea-enfermagem-27-10-2017-6-20171020182455.jpg

bahiana-hhcl-palestra-doacao-cornea-enfermagem-27-10-2017-6-20171020182455.jpg

Ver todas as galerias