Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Dia C da Ciência

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública celebrou, no dia 25 de outubro, o Dia C da Ciência e a Semana Nacional de Tecnologia com uma programação especial que aconteceu na Unidade Acadêmica Brotas.

Participaram da abertura do evento a reitora da Bahiana Dra. Maria Luisa Carvalho Solinai, as pró-reitoras de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria de Lourdes de Freitas Gomes e de Extensão, Carolina Pedroza, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Atson Fernandes, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, além de professores, coordenadores de cursos e acadêmicos.

Na ocasião, foi realizada a entrega dos prêmios de melhores trabalhos de Iniciação Científica apresentados durante a Mostra Científica e Cultural da Bahiana (MCC) deste ano.

O pró-reitor Atson Fernandes explica que o Dia C da Ciência é um movimento promovido pelo fórum de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, sendo o momento em que são realizados eventos e ações em diversas instituições de ensino e de pesquisa, o que converge com a Semana Nacional de Tecnologia. "Esse dia é justamente para não só celebrarmos a ciência, mas para falarmos em defesa dela, sem a qual nós não construímos desenvolvimento, não geramos riqueza e não transformamos a sociedade. Aqui na Bahiana, em particular, aproveitamos o dia para celebrar com algumas palestras e as premiações dos trabalhos científicos apresentados na nossa MCC. Hoje, decidimos aqui que, nos próximos anos, celebraremos sempre o Dia da Ciência com a entrega das premiações”.

"A importância do conhecimento científico para a transformação da sociedade" foi o tema da palestra ministrada pelo professor adjunto da Bahiana e membro da Academia de Ciências da Bahia, Luiz Cláudio Correia. A segunda palestra da noite foi "A ciência como ferramenta para ressignificação do ensino básico", proferida por Alcydes S. Magalhães, diretor estadual do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC).

A programação foi finalizada com a entrega dos prêmios aos autores dos trabalhos científicos de todas as categorias apresentados na MCC (Veja lista).

A coordenadora do Núcleo de Iniciação Científica e Tecnológica (NICTEC), Prof.ª Thais Calasans, declara que a melhor parte do trabalho desenvolvido com os acadêmicos tem como objetivo acompanhar de perto seu crescimento como pesquisadores. "O mais legal é vê-los no começo de todo o trabalho e, no decorrer do ano, como eles conseguem crescer e passar a valorizar o conhecimento científico como um incremento em sua formação profissional. Sabemos que nem todos serão pesquisadores, mas só de plantar essa sementinha e trazer para eles o conhecimento e a vivência da pesquisa, já é muito enriquecedor".


Premiações

Este ano, a Mostra Científica e Cultural da Bahiana subdividiu algumas categorias como a de Comunicação Oral que premiou trabalhos em cada curso de graduação.

“Avaliação da Atividade Imunomoduladora do Extrato Etanólico da Physalis Angulata” foi o nome do trabalho da aluna Paula Ladeia, premiado na categoria Melhor Comunicação Oral por Curso de Graduação, subcategoria Biomedicina. "Foi um trabalho difícil, porque você precisa selecionar bem seus resultados para poder apresentar bem. Então, valeu muito a pena receber esse prêmio que foi o reconhecimento do esforço de um mês de trabalho", pontua a aluna.

A professora do curso de Enfermagem Alexandra Noemi Silva, celebrou o terceiro lugar na categoria Rodas de Conversa com o trabalho “Percepção de Discentes Sobre os Cuidados com o Corpo Após a Morte”, desenvolvido dentro do programa Cuidar Faz Bem. "São dois sentimentos muito fortes. Primeiro de estar encabeçando um projeto de extensão muito inspirador que tem somente um semestre em uma unidade de saúde de Salvador e muito orgulho porque, apesar de ser só um semestre, nós já conseguimos apresentar um trabalho de tanta significância na mostra e ainda ganhar um prêmio. Os alunos ficaram muito felizes e eu também”.

bahiana-c-da-ciencia-25-10-2017-24-20171110234657.jpg

bahiana-c-da-ciencia-25-10-2017-24-20171110234657.jpg

Ver todas as galerias