Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

20 anos da disciplina Primeiros Socorros - Medicina

compartilhe

A noite de 26 de outubro configurou-se como uma verdadeira festa de gala na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública quando foram celebrados os 20 anos da disciplina Primeiros Socorros do curso de Medicina, coordenada pelo professor André Zimmermann, médico e Capitão do Quadro de Saúde da PMBA. Hoje a disciplina é composta de um grupo de 50 monitores que trabalham com ensino, pesquisa e extensão.

Estiveram presentes a reitora da Bahiana, Maria Luisa Carvalho Soliani, o vice-reitor Ênio Maynard, a coordenadora do curso de Medicina Ana Verônica Mascarenhas, as pró-reitoras de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes e de Extensão Prof.ª e Carolina Pedroza de Carvalho Garcia, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas Luiza Ribeiro, a ex-coordenadora do curso de Medicina Prof.ª Eliana de Paula, além de professores, acadêmicos, monitores e ex-monitores da disciplina.

O evento também recebeu a presença de autoridades como o Coronel Sérgio Baqueiro, diretor do Instituto de Ensino da Polícia Militar do Estado da Bahia, o Coronel da Reserva Flodoardo Azevedo e o Capitão João Daniel do 12º Grupamento de Bombeiro Militar (SALVAR) representando o seu Comandante, o Major Rogério Cerqueira.

A cerimônia foi aberta com uma apresentação do octeto de cordas da Orquestra Castro Alves do Neojiba. “Comemorar é lembrar juntos e hoje estamos revivendo essa história de 20 anos, lembramos aqui o mestre Celso Figueiroa fundador dessa disciplina que a Bahiana oferece de forma pioneira, sendo uma das poucas no Brasil a continuar oferecendo”, declarou a reitora da Bahiana, Maria Luisa Soliani ressaltando a importância de se levar adiante projetos de relevância social”. Após a criação da disciplina, em 1997, foi iniciado o Programa Primeiros Socorros Para Todos (PPSPT), em 2000, atividade de extensão ligada à disciplina. Até hoje, o programa já capacitou mais de sete mil socorristas, tendo 457 monitores.

O professor André Zimmermann conta que, no início, o trabalho foi construído com a participação dos alunos, professores, tendo à frente o professor Celso Figueroa. “Não sabíamos muito bem por onde começar porque a bibliografia era muito escassa, as faculdades não tinham primeiros socorros (atualmente, em 2017, poucas faculdades têm). Fomos, aos poucos, com essa parte de ensino, depois evoluímos para as atividades de extensão, que é o Programa Primeiros Socorros Para Todos (PPSPT) e trabalhamos também com a área de pesquisa com o Núcleo de Estudos de Primeiros Socorros (NEPS)”.


Homenagem

A disciplina Primeiros Socorros foi idealizada pelo médico Celso Luiz Santiago Figueroa, na época professor da Bahiana, homenageado nesse evento (in memorian). Familiares do médico também participaram da solenidade.

As comemorações também contaram com a presença de 120 ex-monitores de primeiros socorros, sendo cinco deles fundadores da monitoria: Adson Figueiredo, Marcos Faiçal, Verena Schimidt, Ana Maria Marinho e Bruno Sacramento.

“Receber essa homenagem é muito especial e emocionante, faz a gente lembrar de todo o início e de como a monitoria foi importante não só porque na nossa vida como médicos vamos nos deparar com vários episódios, com situações em que precisaremos usar esses conhecimentos, mas também porque nos ajuda a aprender a ensinar, a passar os conhecimentos”, relata Ana Maria Marinho. Segundo ela, fez muita diferença em sua vida profissional ter passado pela disciplina e ter sido monitora.

Murilo Tavares, monitor de primeiros socorros e estudante do segundo semestre de Medicina explica que foi a realização que o levou a procurar a monitoria. “A monitoria proporciona para todos nós o sentimento de dever cumprido, de poder ajudar o outro, que é o que busquei no curso de Medicina”.

Também foi homenageada a técnica de laboratório e integrante da disciplina há 15 anos, Ana Meire Pereira. A cerimônia foi encerrada com uma performance “Laço e Abraço”, com a bailarina do Balé do Teatro Castro Alves, Alice Becker.

bahiana-20-anos-primeiros-socorros-26-10-2017-15-20171113181008.jpg

bahiana-20-anos-primeiros-socorros-26-10-2017-15-20171113181008.jpg

Ver todas as galerias