Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Health Tech

compartilhe

Disseminar a cultura de empreendedorismo e inovação no Estado da Bahia, estimulando o desenvolvimento de novos talentos e reconhecimento aos negócios com potencial inovador na área da saúde. Esse foi o objetivo do Health Tech, encontro promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, dia 24 de novembro, na Unidade Acadêmica Brotas, em parceria com a UNEB, Senai/Cimatec e IFBA. O evento também marcou o lançamento do curso de Tecnólogo em Informática em Saúde, primeira graduação da Bahiana na modalidade Educação a Distância.

O evento, que trouxe como palestrante convidado o chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, também pontuou a entrega da 1ª edição do prêmio Inova + Saúde para ideias inovadores em saúde, cujo edital foi lançado durante o Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde, realizado em maio, na Bahiana.

Estiveram presentes no Health Tech a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Atson Fernandes, além de representantes das instituições parceiras do evento, Anderson Leite (IFBA), Eduardo Jorge (Uneb), Rodrigo Lima Santos (Santander – patrocinador do prêmio Inova + Saúde) e Valter Beal (Senai/Cimatec).


Curso Tecnólogo em Informática em Saúde

Com previsão de início para 2018.2, o curso Tecnólogo em Informática em Saúde terá duração de três anos. Segundo sua coordenadora, a professora do curso de Medicina e coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana, Marta Menezes, o curso surgiu a partir da necessidade de a saúde utilizar a tecnologia de forma adequada. “Existe uma dificuldade dos profissionais de saúde com relação às novas tecnologias e, em especial, aos recursos de informática. Por outro lado, também, é difícil encontrar profissionais de informática que compreendam as demandas e solicitações da saúde”, explica.

Dessa forma, o curso formará profissionais para atuar unindo essas duas áreas. “Vamos formar profissionais que servirão de intérpretes entre as duas áreas. Será um curso que vai formar um profissional híbrido, será uma nova profissão. Digo que o perfil é de alguém que tem muita afinidade com tecnologia e que aceite bem a saúde”, esclarece Marta Menezes apontando, como campos de trabalhos, hospitais, gestão pública, unidades de saúde, entre outros.

“Este é um momento muito importante para a Bahiana que lança um curso inovador, com características únicas. Vai ser um curso que vai agregar um grande valor, pois teremos profissionais que tanto precisamos para a área da saúde”, declarou Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani.

Chao Lung Wen também ressaltou a iniciativa da Bahiana em lançar o novo curso. “A Bahiana está entre os pioneiros a construir uma geração de profissionais que o mercado vai precisar. Hoje, pode ser que as pessoas não entendam, mas, daqui a cinco anos, vão entender. A Bahiana estará formando uma infraestrutura de geração de recursos humanos que o Brasil vai precisar para poder manter a competitividade internacional, na área de tecnologias aplicadas à saúde”.


Health Tech

O Health Tech é um evento anual e tem como objetivo proporcionar um diálogo entre palestrantes convidados e participantes, tendo como foco a promoção de ideias e tecnologias inovadoras em saúde.  Em sua primeira edição, o evento recebeu o professor da USP Chao Lung Wen que ministrou a palestra "Homem Virtual em 3D: novas perspectivas para a educação em saúde no Brasil".

A programação do Health Tech também contou com a entrega do Prêmio Inova+ Saúde, patrocinado pelo Banco Santander e promovido pelas instituições responsáveis pelo Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (ENEIS) – evento bianual realizado pela Bahiana, UNEB, Senai/Cimatec e IFBA.


Inova + Saúde

O Prêmio Inova+Saúde é uma iniciativa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CIMATEC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), com o patrocínio do Banco Santander Universidades.

O prêmio tem como principal objetivo disseminar a cultura de empreendedorismo e inovação no Estado da Bahia, estimulando o desenvolvimento de novos talentos e reconhecimento aos negócios com potencial inovador na área da saúde.

Nessa primeira edição, foram premiados cinco vencedores para cada uma das categorias: "Tecnologias de apoio ao diagnóstico, tratamento ou prevenção de doenças" e "Tecnologias de apoio à educação profissional ou gestão em saúde". Foram concedidas premiações com troféu e reconhecimento financeiro para os três primeiros lugares nos valores de 3 mil, 2 mil e 1 mil reais, em ambas as categorias. Os demais vencedores receberam certificado. Ao todo, foram inscritos 25 projetos.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Bahiana, Prof. Dr. Atson Fernandes, “Essa proposta surgiu, inicialmente, com a parceria com o Santander Universidades que abraçou a proposta como financiador. A premiação é parte do financiamento que também englobou o ENEIS. Tem um valor simbólico importante para os ganhadores, porém, o mais importante, é o destaque para suas ideias, pois, a partir dessa premiação, isso pode, inclusive, impactar em atrair investidores para essas ideias. O desdobramento disso é um mundo muito maior”. Ele explica que todas as ideias premiadas têm um grande potencial para serem incubadas. “Nós, da Bahiana e de instituições parceiras, já estamos avaliando a possibilidade de investir em algumas dessas ideias”.


Premiados 2017

bahiana-health-tech-24-11-2017-28-20171201200046.jpg

bahiana-health-tech-24-11-2017-28-20171201200046.jpg

Ver todas as galerias