Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Curso de especialização em Homeopatia

compartilhe

No dia 15 de dezembro, os alunos do curso de especialização em Homeopatia do Programa de Pós-Graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública receberam o médico homeopata Ruy Madsen na Unidade Acadêmica Brotas. Na ocasião, o convidado lançou o seu livro "Bases da Homeopatia". Ele veio a convite da coordenação do curso para ministrar a disciplina Miasmas, com aulas nos dias 15 e 16 de dezembro.

"É uma alegria estar aqui no curso de pós-graduação em Homeopatia da Bahiana, e a ideia é trazer para os alunos do curso visões de autores contemporâneos da homeopatia, mostrando que ela é uma ciência que está viva, que tem muita evidência de funcionamento e efetividade", declarou Ruy Madsen, enfatizando que, como toda ciência, a homeopatia também precisa estar sempre sendo atualizada. "A ideia é tratar a pessoa em sua totalidade. Não há remédio específico na homeopatia para uma determinada doença, o paciente é tratado no conjunto dos problemas –  conforme ele vai se equilibrando, ele vai melhorando de dentro para fora e as suas patologias também vão melhorando".

O médico explica que o livro "Bases da Homeopatia" é uma publicação introdutória, destinada a quem quer conhecer mais os princípios dessa medicina. "O livro se chama ‘Bases da Homeopatia’ justamente porque estamos respeitando as bases da homeopatia, que é o tratamento da pessoa por inteiro, agregando novos instrumentos para praticar essas bases." Ele conta que muitos autores, fora do Brasil, estão estudando novas ferramentas para chegar de uma forma mais fácil e eficaz no remédio curativo para o paciente. "É uma especialidade muito difícil, porque requer muito tempo junto com o paciente e saber tudo de sua vida, não saber apenas sobre sua doença, mas sobre sua personalidade, seu jeito, seus gostos, suas características. É ter tempo para ouvir o paciente."

Jovita Araújo Braghiroli, médica pediatra há nove anos, diz que procurou a especialização porque tinha o interesse de cuidar do indivíduo de uma maneira única e mais holística. "A experiência do curso está sendo positiva dentro dos casos que temos atendido e também dentro de minha família, onde há pessoas que vêm sendo tratadas com a homeopatia, com resultados muito bons, e isso estimula a estudar e continuar buscando e acompanhando os avanços que existem no mundo relacionados à homeopatia." Entre as novidades, ela aponta a descoberta de novos medicamentos e modalidades de terapêuticas.


CURSO

O curso de especialização em Homeopatia da Bahiana já está em sua segunda turma, com previsão de conclusão em 2019. Segundo a coordenadora, Prof.ª Dr.ª Mônica Oliveira, uma nova turma deverá ser iniciada em 2018.2. Ela explica que "o curso tem o principal objetivo de formar novos homeopatas nas áreas da medicina, odontologia e farmácia, para trabalhar dentro das práticas integrativas. É o único curso no estado da Bahia e também o único dentro de uma universidade de saúde . Temos um trabalho de fortalecimento da homeopatia dentro do Brasil". Ela cita como resultados significativos publicações científicas e ações de pesquisa e extensão.

Como diferenciais, a coordenadora destaca o corpo clínico que dá suporte ao curso que é, em sua grande parte, prático, pois os alunos realizam atendimento ambulatorial pelo Sistema Único de Saúde, sendo monitorados por professores com mestrado, doutorado e especialização em Homeopatia. O atendimento é realizado no Centro Médico Bahiana Saúde, e para ser atendido, o paciente deve apenas levar o seu cartão do SUS e o RG.

Com carga horária de 670h para médicos, 500h para odontólogos e 420h para farmacêuticos, o curso tem duração de 30 meses e conta, em seu conteúdo programático, com as disciplinas de Filosofia Homeopática, Semiologia Homeopática, Clínica e Terapêutica Homeopática, Matéria Médica Homeopática, Farmacotécnica Homeopática, Prática Clínico-Sanitária, Metodologia da Investigação Científica e Saúde Coletiva e Homeopatia.


Saiba Mais.

bahiana-lancamento-livro-homeopatia-15-12-2017-16-20171220141723.jpg

bahiana-lancamento-livro-homeopatia-15-12-2017-16-20171220141723.jpg

Ver todas as galerias