Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

13/05 - 9ª JOBA bate recordes

compartilhe

Este ano, a Jornada Odontológica da Bahiana que aconteceu de 13 a 15 de maio na Unidade Acadêmica Cabula, trouxe um monte de novidades. A primeira delas foi a realização do 1º Encontro de Periodontia da Bahia, uma iniciativa da Bahiana e da Liga Acadêmica Baiana para Estudo da Periodontia e Implantodontia – LABEDI.  Outra novidade que a nona edição do evento celebra é o número de participantes e de trabalhos inscritos. Mais de 500 pessoas entre estudantes, profissionais e pesquisadores se inscreveram para participar das atividades da 9ª Joba que recebeu mais de 200 trabalhos.

“Estes trabalhos vão ser publicados nos anais da Revista Baiana de Odontologia. Já os trabalhos enviados para o 1º Encontro de Periodontia da Bahia, serão publicados nos anais da Revista Periodontia da Sociedade Brasileira de Periodontologia”, comemora o coordenador da Jornada e professor de Odontologia da Bahiana, Sandro Bittencourt.

JOBA
Além de cursos, conferências, Workshops, Simpósios e lançamentos de livros, a 9ª Joba trouxe palestrantes convidados de importante respaldo profissional para ministrar algumas das atividades a exemplo do professor André Reis, da Universidade Guarulhos, que ministrou o curso “Odontologia Adesiva: Estética e Ciência”; do professor Glécio Vaz de Campos da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, também com o curso “Microcirurgia Plástica Periodontal e Peri-implantar”;  e o Dr. Márcio Zaffalon Casati da Unicamp que realizou a palestra “Regeneração Periodontal e Peri-implantar”.

“É importante para o estudante participar da Joba pela interdisciplinaridade que é muito grande. Então você pode encontrar tudo no mesmo lugar e coisas de qualidade” conta a profissional, recém formada pela Bahiana, Camila Farias Santos. Ela diz que, no tempo de estudante, participou de quatro Jornadas, sempre auxiliando na organização do evento.

Já para o presidente da LABEDI, estudante do 8º semestre de Odontologia, David Barros, “o legal de participar como organizador é construir relações sociais, porque se você só fica na parte técnica, estudando, você fica muito fechado e participar destas ações lhe possibilita conhecer outras pessoas, pesquisadores, professores, outros estudantes. Estas relações, no futuro, podem reder frutos”.

JOBA COMUNIDADE -  Este ano, a Jornada também realizou mais uma edição da Joba Comunidade com a promoção da saúde bucal através de atividades gratuitas de higiene bucal para crianças de uma creche de Salvador.

ENCONTRO DE PERIODONTIA
O 1º Encontro de Periodontia da Bahia surgiu da necessidade de reunir todos os cursos de graduação em Odontologia da Bahia, bem como os cursos de Pós-graduação em Periodontia e Implantodontia.

Segundo professor Sandro, o  Encontro contou com a participação de docentes de outras faculdades de Odontologia também na comissão organizadora.  “Estão participando professores de periodontia de todas as faculdades de Salvador. Houve um empenho mútuo de todas as instituições. A ideia é que realizemos este encontro de dois em dois anos, fazendo um rodízio entre as faculdades para sediarem o evento.”

O Encontro recebeu o apoio da Fapesb, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Sociedade de Periodontologia e Associação Brasileira de Odontologia | Seção Bahia e contou com o patrocínio da Colgate e da Straumann.

PROFESSORA HOMENAGEADA
Este ano, a Joba homenageou uma jovem professora, que já conta com uma longa estrada tanto como docente, como pesquisadora. Dra. Gabriela Botelho Martins, professora da disciplina Estomatologia, há 10 anos na Bahiana, foi a estimada docente a receber o carinho e o reconhecimento tanto dos professores, como dos estudantes.  Graduada em Odontologia pela UFBA, em 1997, tornou-se Mestre em Odontologia também pela UFBA, em 2001 e defendeu seu doutorado, em 2004, na PUC-RS.

“A professora Gabriela é um orgulho para a Bahiana pela dedicação incansável aos alunos, sempre de bom humor, sempre empenhada para transmitir conhecimento e, por isso, houve uma mobilização dos alunos e dos professores para homenageá-la”, justifica professor Sandro.

Sempre dedicada à Joba, professora Gabriela conta que participa do evento de qualquer forma “seja como comissão, julgando trabalhos, seja na organização, sentado no chão e comendo com aluno, eu participo da Jornada. Este ano estou um pouco menos na ativa por conta da homenagem, mas mesmo assim estou aqui participando, porque não consigo não participar”.

SELEÇÃ_2__O9_JOBA.JPG_(96).jpg

SELEÇÃ_2__O9_JOBA.JPG_(96).jpg

Ver todas as galerias