Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

II Encontro Internacional de Urologia Pediátrica

compartilhe

Pela primeira vez, na Bahia, o tema Alterações reinais e genitais no feto e no recém-nascido foi debatido em âmbito internacional.  O assunto foi o foco do II Encontro Internacional de Urologia Pediátrica realizado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que aconteceu no dia 16 de junho, no Othon Palace Hotel.

Destinado a estudantes de medicina, pediatras, nefrologistas pediátricos e urologistas, o encontro teve como principal objetivo dar educação continuada para estudantes e profissionais da área de urologia pediátrica.

Coordenado pelo urologista pediatra e professor da Bahiana, Dr. Ubirajara Barroso, o evento trouxe como palestrantes o Dr. Larry Baskin (chefe do setor de Urologia Pediátrica da Universidade da Califórnia – San Francisco e presidente do 1º Congresso Mundial de Urologia Pediátrica; Dr. Anthony Caldamone (chefe setor de Urologia Pediátrica da Brown University e Editor Chefe do Journal of Pediatric Urology); Dr. Antonio Macedo Jr. (Chefe setor de Urologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo) e Dr. Nicanor Macedo(Chefe da Urologia Pediátrica do Hospital Jesus-RJ).

Temas
Segundo Dr. Ubirajara Barroso, é importante discutir temas como as alterações genitais no feto e no recém-nascido, pois “Estas alterações são bastante frequentes e os pediatras, urologistas, obstetras e ultrassonografistas precisam estar familiarizados com o assunto. A dilatação renal, por exemplo, é a principal alteração encontrada na ultrassonografia obstétrica e pode, em alguns casos, necessitar de tratamento cirúrgico após o nascimento”.

Para falar do assunto, a Bahiana convidou os dois dos principais especialistas do mundo – Dr. Anthony Caldamore e Dr. Larry Baskin, primeiro urologista a tratar obstrução urinária com cirurgias fetais (no período pré-natal).

Outro tema polêmico abordado foi a Ambiguidade Genital (desordens da diferenciação sexual). É o caso de crianças de um determinado sexo no cromossoma, mas que nascem com os genitais internos e externos correspondentes ao sexo oposto, ou indeterminados. De acordo com Dr. Ubirajara Barroso “foram discutidas inovações no tema. O Dr. Larry Baskin é um dos maiores especialistas do mundo no assunto, com inúmeras publicações relevantes”.


CLIQUE AQUI 
PARA VER COMO FOI A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO.

FOTOS_II_ENCONTRO_INTER_UROLOGIA_PEDI%C3%81TRICA_DA_BAHIANA_640x480.JPG_(22)1.jpg

FOTOS_II_ENCONTRO_INTER_UROLOGIA_PEDI%C3%81TRICA_DA_BAHIANA_640x480.JPG_(22)1.jpg

Ver todas as galerias