Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Jornada de Informática em Saúde

compartilhe

Dois dias dedicados ao estudo de aspectos tecnológicos na área da saúde. Assim foi a primeira Jornada de Informática em Saúde, realizada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, nos dias 13 e 14 de setembro de 2018, no Campus Brotas e no Hospital Humberto Castro Lima (HHCL). O evento contou com palestras, apresentação do novo curso EAD de Tecnologia em Informática em Saúde da Bahiana e com a inauguração do Centro de Telemedicina do HHCL.

No primeiro dia da Jornada, o Dr. Renato Sabbatini, biomédico e cientista da computação, referência no estudo da informática aplicada à saúde, palestrou sobre “Os novos pilares da educação em saúde: perspectivas e mudanças de paradigma”. A palestra teve um formato inovador, sendo transmitida em web conferência para professores e alunos, permitindo, assim, a interação através de mensagens virtuais.

O Dr. Renato Sabbatini explanou como a informática tem alterado e acrescentado novos modelos de ensino e prática médica e de que forma o novo curso da Bahiana vai influenciar nesse cenário profissional: “A Bahiana é uma das poucas faculdades de Medicina no Brasil que oferecem esse curso e é a primeira universidade que disponibiliza esse tecnológico completamente à distância. Como professor convidado pela Bahiana para integrar o corpo docente do curso, estou muito feliz de poder participar da estruturação desse ensino. A tecnologia está, cada vez mais, presente na aprendizagem e na pesquisa e tem se constituído como um dos pilares essenciais para a medicina atual e do futuro”.

A professora e coordenadora do curso de Tecnologia em Informática em Saúde, Marta Menezes, enfatiza a importância e o propósito do lançamento do novo curso à distância: “A Bahiana é uma escola de saúde, então sentimos a importância de trabalhar com a informática no âmbito da saúde, seja no prontuário, no exame ou na gestão. No mercado de trabalho, existe uma carência de pessoas que atuem nessa área da saúde em sinergia com a informática. Diante desse cenário, o objetivo do lançamento desse curso é entender essas duas áreas. Esse tecnológico não é um curso de saúde, o profissional formado em Informática em Saúde irá estudar uma área intermediária e buscar uma interlocução de solução de problemas que possam melhorar a vida dos pacientes, a disponibilidade de informações dos exames e a gestão dos processos médicos”.

O segundo dia do evento foi marcado pela inauguração do Centro de Telemedicina do HHCL, uma iniciativa do hospital em parceira com a Bahiana e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Representantes das três instituições e Diego Cavalcanti, membro da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, estavam presentes.

O professor Dr. Paulo Lopes, diretor da RUTE, organização da qual a Bahiana é integrante, explica quais os objetivos do novo centro e como essas metas irão impactar na prática médica. “O objetivo é fazer com que outros profissionais da instituição tomem ciência dessa facilidade e das ações que estão sendo promovidas, que, no nosso caso, é o Special Interest Groups – Grupos de Interesse Especial (SIGs) de Enfermagem e Odontologia. Para a instituição, marca o início da possibilidade de maior inserção no cenário da tecnologia digital da saúde, da implementação de outros SIGs e de projetos da telemedicina, bem como, a inserção do HHCL nessa discussão de uma nova era da saúde, movida por práticas tecnológicas”.

O professor Antônio Carlos Costa, gestor do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE), ressalta como a cooperação entre a Bahiana e o HHCL contribui para o desenvolvimento da tecnologia na saúde: “Estar na parceria com o Hospital Humberto de Castro Lima, campo de prática de nossos alunos, e colaborar para que ele fizesse parte dessa conceituada rede de Telemedicina, a RUTE, amplia, imensamente, a possiblidade de a nossa comunidade participar das inovações tecnológicas, das pesquisas, da educação continuada e dos SIGs, além de nos habilitar a formar melhor os nossos estudantes e aprimorar os nossos profissionais para o exercício, cada vez maior, de uma medicina humana e tecnológica”.

“É surpreendente o número de pessoas que fazem parte da RUTE. A troca de conhecimento é muito significativa. Por isso, fazer parte dessa rede é importante para que se aprenda com os outros e para que se possa ensinar também. O HHCL é um hospital especializado em oftalmologia, então há muito o que oferecer em termos de conhecimento. Um aspecto que merece destaque é o fato de que, muitas vezes, as pessoas que residem no interior precisam ir para as capitais em busca dos grandes centros de atendimento. Com a telemedicina, elas podem ser tratadas sem precisar sair das suas cidades”, afirma Mariana Soliani, diretora administrativa da Bahiana e superintendente do HHCL.

A mesa-redonda “Qual é o lugar da informática em saúde?” foi responsável pelo fechamento da jornada. O professor Dr. Paulo Lopes, o Dr. Renato Sabbatini e a professora Marta Menezes integraram a mesa e abordaram sobre as oportunidades de carreira na informática em saúde e sobre como a sociedade da informação e do conhecimento, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), está inserindo a realidade médica no âmbito digital.

A estudante de Medicina Mayara Silva contou como foi participar da primeira edição do evento: “Eu tenho participado aqui da jornada. Ontem assisti à palestra on-line do professor Renato Sabbatini e agora tive a oportunidade de assistir à discussão dessa mesa-redonda sobre a informática na saúde. Essa iniciativa da Bahiana é muito interessante. Essa área da telemedicina é bastante atual, e a instituição está sendo inovadora na promoção desse evento e do curso de Tecnologia em Informática em Saúde, possibilitando a oportunidade do ensino à distância. Sou uma admiradora desse projeto”.

bahiana-jornada-bahiana-informatica-saude-14-09-2018-21-20180920194318.JPG

bahiana-jornada-bahiana-informatica-saude-14-09-2018-21-20180920194318.JPG

Ver todas as galerias