Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Lançamento do Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde

compartilhe

Mestrado em Psicologia da Bahiana é o único do estado na modalidade profissional 

Lançado no dia 2 de abril, o Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde está com inscrições abertas até o dia 15 de maio.

A sala 306 do pavilhão de aulas do Campus Brotas precisou de cadeiras extras para receber o público que prestigiou o lançamento do Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que aconteceu na noite de 2 de abril. Para marcar a ocasião, foi proferida a conferência "Pesquisa no âmbito da Prática Profissional em Psicologia: desafios contemporâneos", com o professor Virgílio Bastos.

Único na Bahia e um dos poucos do Brasil na modalidade profissional, o curso tem duração de 24 meses e já se encontra com as inscrições abertas até o dia 15 de maio. Interessados podem acessar o Portal de Pós-Graduação da Bahiana, onde estão disponíveis o Manual do Candidato e a ficha de inscrição.

Marcando a solenidade de lançamento, foi formada uma mesa de abertura com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Dr. Atson Fernandes, da coordenadora do curso de graduação em Psicologia da Bahiana, Dra. Sylvia Barreto, da gestora da Pós-Graduação, prof.ª Silvia Passos, da coordenadora do programa de Mestrado, Dra. Mônica Daltro e da respectiva vice-coordenadora, Dra. Marilda Castelar. Também estiveram presentes a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a pró-reitora de Extensão, prof.ª Carolina Pedroza, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, prof.ª Luiza Riberio, o coordenador de Administração e Finanças, Emanoel Olímpio Alves de Souza, gestores, professores e colaboradores da instituição, além de estudantes e candidatos discentes do novo curso.

Em sua fala, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani destacou o caráter inovador da instituição. "A Bahiana é um lugar sempre aberto a novas ideias. Nós sempre inventamos novidades, mas são invenções com responsabilidade, ética e princípios aos quais estamos sempre muito atentos".

Segundo Mônica Daltro, o professor Virgílio Bastos também contribuiu no processo de elaboração do curso. Para ele, o novo curso nasce para contribuir para a formação do profissional psicólogo no estado. "No contexto da Bahia, esta é uma experiência nova, que vem preencher uma lacuna muito grande.  Até então tínhamos apenas um único programa de pós-graduação - que é acadêmico (UFBA), com áreas bem delimitadas.  Esse novo curso abre um espaço importantíssimo dentro da área da saúde, pois grande parte da psicologia atua na saúde."

O curso traz como linhas de pesquisa “Psicologia e Intervenções em Contextos Hospitalares” e "Práticas de Cuidado e Processos de Intervenção em Clínica Ampliada". A primeira está focalizada no aprimoramento de profissionais e no desenvolvimento de investigações e tecnologias de atendimento na interface entre a Psicologia e os diversos problemas da saúde em ambiente hospitalar; a segunda, por sua vez, é voltada para o desenvolvimento de pesquisas e de ferramentas advindas do conhecimento psicológico aplicado a diferentes práticas de cuidado no campo da clínica ampliada e da clínica em contextos privados e públicos que contemplem a saúde mental.

Em sua palestra, prof. Virgílio Bastos pontuou a falsa crença de que o mestrado profissional tem um valor inferior ao acadêmico. Mônica Daltro esclarece que o curso tem o mesmo reconhecimento social e legal que um programa acadêmico. "O mestrado profissional se caracteriza por ser voltado para a capacitação e qualificação do profissional em campo. Ele tem o mesmo valor que o mestrado acadêmico, apenas com a diferença de que, nesse caso, a produção a ser desenvolvida durante o curso não seja exclusivamente teórica", salienta a coordenadora.

Para a prof.ª Marilda Castelar, o mestrado profissional tem um papel muito importante sob o ponto de vista de referenciar e contribuir no aperfeiçoamento profissional. "Nós já temos uma história, na psicologia, de construir referências técnicas, mas precisamos avançar na construção de novas ferramentas e na conexão entre teoria e prática. Um mestrado profissional não pode ter como resultado um produto que também não requeira um pensamento crítico, uma reflexão sobre as próprias teorias na prática, e fazer esse caminho de pensar a realidade concreta para reformular teorias."

Nessa perspectiva, o curso propõe desenvolver tecnologias de cuidado e contemplar temas emergentes em psicológica e saúde, interligando o conhecimento teórico-metodológico com a sua aplicabilidade nos campos de atuação, podendo o mestrando apresentar o produto final de sua pesquisa em formato de vídeo, texto, cartilhas, jogos, softwares, sites etc.

mestrado-psicologia-e-intervencoes-em-saude-02-04-1928-20190408144426.JPG

mestrado-psicologia-e-intervencoes-em-saude-02-04-1928-20190408144426.JPG

Ver todas as galerias