Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Bahiana por um dia recebe alunos do Colégio São Paulo

compartilhe

Turma do terceiro ano do Ensino Médio visitou os cursos da Bahiana

Na última quarta-feira, 8 de maio, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio São Paulo (CSP), para mais uma edição do Bahiana por um dia. Os 40 alunos foram divididos em dois grupos e fizeram um roteiro pelos cursos de graduação da Bahiana.

Ao visitarem o Laboratório Morfofuncional, coordenado pela professora Suzana Araújo, os discentes foram recepcionados pelos monitores do laboratório e aprenderam sobre diversos assuntos relacionados à Medicina e ao funcionamento do corpo humano.

O curso de Fisioterapia foi representado pela professora Cláudia Furtado, que inicialmente, promoveu um bate-papo sobre as funções do fisioterapeuta e a grade curricular do curso. Após essa conversa, houve uma demonstração prática sobre as técnicas respiratórias e técnicas que envolvem reações de equilíbrio, na qual foram utilizados instrumentos profissionais da área.

O passeio continuou no Centro Odontológico da Bahiana, onde a supervisora administrativa Lísia Oliveira discursou sobre como é realizado o atendimento no local, que atualmente possui 2.800 pacientes. Em seguida, apresentou a Unidade de Triagem e Urgência (UTU), o ambulatório e todos os ambientes da clínica.

O professor João Franco realizou uma atividade ao ar livre com os alunos, promovendo um jogo de vôlei, e explicou sobre os benefícios do curso de Educação Física, como o ensino, a pesquisa e a extensão, além de dúvidas sobre o trabalho que a Bahiana realiza, por meio do curso, com a comunidade local.

A orientadora do Ensino Médio do Colégio São Paulo, Rita Cavalcanti, comentou sobre a relevância do Bahiana por um dia para a formação dos alunos: “Essa ação feita pela Bahiana é interessante, pois eles conhecem mais sobre as áreas de saúde e possuem contato com o ambiente universitário. Eles aprendem sobre o que é a faculdade de uma forma dinâmica”.

Em Enfermagem, a professora Cristiane Magali promoveu uma atividade lúdica com o objetivo de ensinar sobre a importância do cuidado com o paciente e conversou sobre o papel do enfermeiro nas diversas áreas de atuação da saúde.

A professora Emily Figueiredo fez uma atividade em laboratório sobre microscopia, na qual os alunos tiveram a oportunidade de entender, por meio da demonstração prática, como funciona o âmbito da Biomedicina.

Para finalizar a visita, a professora Fernanda Arruti abordou acerca do curso de Psicologia da Bahiana e do papel do psicólogo na promoção da saúde e da qualidade de vida realizando uma dinâmica de mitos e verdades da psicologia.

A aluna do terceiro ano do CSP, Ilka Rocha, contou como conhecer os cursos e a estrutura da Bahiana influencia positivamente na escolha da profissão para o futuro: “Ajuda muito. Primeiramente porque conhecemos a rotina de quem está na Baiana e depois porque é muito bom para entender como funcionam as graduações e tirar nossas dúvidas”.

atividade-do-curso-de-medicina-realizada-por-monitores-do-gcm-20190514083040.jpg

atividade-do-curso-de-medicina-realizada-por-monitores-do-gcm-20190514083040.jpg

Ver todas as galerias