Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Bahiana por um dia realiza atividades com estudantes do Colégio Resgate

compartilhe

Os alunos das unidades de Brotas e Cabula vivenciaram os cursos da Bahiana.


A edição do dia 22 de maio do Bahiana por um dia contou com a participação de 24 estudantes do Colégio Resgate das unidades de Brotas e Cabula. A ação foi realizada no Campus Cabula, das 14h10 às 17h. Os alunos do Ensino Médio vivenciaram os cursos da Bahiana e tiraram dúvidas sobre a atuação profissional das áreas da saúde.

Ao iniciar a programação, os secundaristas foram divididos em dois grupos que se revezaram entre os cursos durante o roteiro de visitação. No Laboratório Morfofuncional, os monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais demonstraram os componentes curriculares do curso de Medicina. Na sala S08, do pavilhão III, além da professora Mayana Souza, os alunos Enzo Gondiano e Lucas Menezes, membros da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Ortopedia e Esporte da Bahiana – LAFORT, ambos do 5º semestre, realizaram avaliações biomecânicas e exemplificaram a importância do tratamento adequado nas lesões físicas.

O aluno Lucas Menezes contou que esclarecer a profissão para os jovens foi enriquecedor. Já a professora do curso de Fisioterapia, Mayana Souza, classificou o programa como um momento de divulgação e orientação quanto à saúde da comunidade.

No Centro Odontológico da Bahiana, a gestora Lísia Oliveira apresentou a estrutura de atendimento aos estudantes do terceiro ano. O professor João Franco realizou uma dinâmica no Laboratório de Estudo do Movimento/Laboratório de Habilidades em Educação Física, para incentivar a prática de exercícios no dia a dia. Logo após, a professora Cristiane Magali, do curso de Enfermagem, provocou a reflexão dos secundaristas em relação ao entendimento do Cuidar na Enfermagem.
Na sala S08, o psicólogo e ex-aluno, Fernando Arruti, abordou os campos de atuação da psicologia, além de apresentar a atividade “Mitos e Verdades Sobre a Psicologia”. O ex-aluno pontua que “são importantes essas ações para os adolescentes que estão em fase de escolhas acadêmicas e profissionais”.

A atividade de Microbiologia foi ministrada pela funcionária da Bahiana, biomédica e ex-aluna, Emilly Figueiredo, no Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas I.

A coordenadora do terceiro ano do Colégio Resgate, Rosana Leão, destacou que o colégio, só esse ano, já tinha participado da iniciativa duas vezes: “Em outra ocasião, tive a oportunidade de mediar essa atividade que funciona como um norte para os jovens”. O estudante João Pedro Bahia, 17 anos, relatou que se encantou pela instituição e com a estrutura dos cursos. Igor Nepomuceno, 17 anos, também frisou a experiência positiva que teve: “O terceiro ano é uma fase de decisões, e essa iniciativa auxiliou bastante, principalmente quem pretende seguir a área de saúde”.

bahiana-por-um-dia-colegio-resgate-20195-20190529120644.JPG

bahiana-por-um-dia-colegio-resgate-20195-20190529120644.JPG

Ver todas as galerias