Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Jornada de Pesquisa em Fisioterapia debate prática baseada em evidências

compartilhe

Jornada de Pesquisa em Fisioterapia debate prática baseada em evidências
Programação ganhou novo formato com a realização de entrevistas e bate-papos

Estudantes, docentes, profissionais e pesquisadores da Fisioterapia estiveram reunidos durante todo o dia de sábado, 31 de agosto, no Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para participar da IX Jornada de Pesquisa em Fisioterapia, que neste ano promoveu uma reflexão acerca do tema “FISIOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: uma nova forma de SER fisioterapeuta”.

A programação foi iniciada com uma apresentação de balé da aluna de Fisioterapia e bailarina Marcela Abubakir e do bailarino Jean Magalhães. A mesa de abertura teve como colaboradores o professor e pesquisador Marcos Santana, presidente da Jornada, a coordenadora do curso de Fisioterapia, Dra. Luciana Bilitário, a professora e gestora do Núcleo de Comunicação Científica da Bahiana, Dra. Kátia Sá, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Gustavo Vieira e, representando a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, Dr. Amâncio José de Souza.

"A Jornada de Pesquisa em Fisioterapia é o nosso evento anual e tem esse objetivo de fortalecer a pesquisa na nossa profissão", reforçou o propósito do evento a professora Luciana Bilitário.

Sobre a escolha do tema, Gustavo Vieira destacou o posicionamento do Conselho em relação à prática baseada em evidência: "Nós do CREFITO temos uma meta desta gestão, que é fomentar, cada vez mais, a prática da Fisioterapia Baseada em Evidência, e isso começa com a produção científica. Estamos estreando esse momento da prática da Fisioterapia Baseada em Evidência – na verdade, a saúde como um todo –, como uma forma de consolidação da própria profissão da fisioterapia."

"O nosso curso está muito vinculado à parte prática, mas sabemos que precisamos muito dialogar com a pesquisa e também com a sociedade. E nós somos a sociedade. Esse tema é provocativo, porque se a fisioterapia não for baseada em evidências, ela é baseada em quê?", provocou o presidente do evento, Marcos Santana. Outro diferencial destacado pelo professor foi o formato do evento, que aboliu as palestras e colocou os convidados mais próximos dos participantes, por meio da realização de entrevistas e bate-papos: "Pode parecer coloquial dentro do ambiente da pesquisa, mas o pesquisador precisa dialogar com seus pares, e o seu papel é o de simplificar as coisas para que possa melhorar a vida das pessoas".

Programação

Todos os encontros da Jornada foram realizados em formato de entrevistas realizadas pelos próprios integrantes da comissão organizadora. O primeiro Talk Show teve como convidadas as professoras Cristiane Dias e Cristina Brasil, que refletiram o tema "Afinal de contas, de onde veio a FBE? Passado, presente e futuro". Participaram do debate os professores Marcos Santana, Bruno Góes e Diego Rabelo.

O espaço também recebeu como convidados, em diferentes momentos, os professores Kátia Sá, Diana Miranda, Luís Correia, Elen Beatriz, Eulália Pinheiro, Abrahão Baptista, Iura Gonzalez, Bruno Montoro, Viviane Brenneisen e Alexandre Lima. A programação foi encerrada com o Divã acadêmico “A FBE na visão dos jovens pesquisadores – relevância, perspectiva e desabafos!”, com a professora Luciana Bilitário.

bahiana-ix-jornada-pesquisa-fisioterapia-31-08-20191-20190906092338.JPG

bahiana-ix-jornada-pesquisa-fisioterapia-31-08-20191-20190906092338.JPG

Ver todas as galerias