Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Lançamento do Projeto Ante Zumbido - PAZ

compartilhe

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública lança Projeto Ante Zumbido – PAZ e oferece atendimento gratuito para portadores de zumbido

No dia 30/07/10, o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana, em Brotas, recebeu a pioneira no estudo do Zumbido, no Brasil, Dra. Tanit Sanchez. A visita da otorrinolaringologista marca o lançamento do Projeto Anti Zumbido – PAZ, uma ação inovadora na Bahia que visa atender portadores de zumbido, pelo SUS. Na ocasião, ela ministrou as palestras “Desativação de pontos gatilhos miofaciais e controle do zumbido somatosensorial" e " Zumbido, uma abordagem  multidisciplinar".

O PAZ é uma iniciativa da Drª. Clarice Saba, otorrinolaringologista, professora da Bahiana e também coordenadora do Projeto. Segundo ela, o atendimento é multiprofissional (envolve médicos de diversas especialidades, fisioterapeutas, dentistas e até nutricionistas), “pois o zumbido tem várias causas a exemplo da parcial perda auditiva, questões anatômicas referentes à face, postura, alterações nos níveis de triglicerídeos, pré-diabetes, alto consumo de cafeína, de açucares, dentre outros fatores”, explica.

O atendimento do PAZ se dá exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é realizado no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB), em Brotas (Av. Don João VI, n.275).

Palestrante - TANIT SANCHEZ

Tanit Sanchez é médica, autora do livro “Quem disse que zumbido não tem cura?” e fundadora do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido – GAPZ. Criada há mais de dez anos, a entidade tem a missão de dar apoio e informações atualizadas aos portadores de zumbido que apresentam repercussões importantes em sua qualidade de vida. Trata-se de um trabalho multidisciplinar voluntário que acontece em sete cidades brasileiras (São Paulo, Campinas, Curitiba, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São José do Rio Preto). Tanit presidirá o X International Tinnitus Seminar, que acontecerá no Brasil em 2011.

Segundo dados divulgados pelo GAPZ, mais de 28 milhões de brasileiros são portadores de zumbido, “porém, o zumbido não é doença, mas sim, sintoma”, esclarece Dra. Clarice afirmando que em grande parte dos casos há a cura. Outro diferencial do serviço é que é exclusivamente destinado a pacientes com o problema. “Nós não atenderemos outras queixas a não ser zumbido, para que possamos  prestar um serviço de qualidade, com uma consulta de um tempo mínimo de 30 minutos”, destaca. 

ZUMBIDO
 
Estima-se que 17% da população mundial apresentam o zumbido. Esse sintoma, hoje considerado passível de cura, traz transtornos à população tais como alterações do humor, agravamento de patologias como a hipertensão e diabetes, irritabilidade, depressão, e pode até mesmo levar ao suicídio.

Devido à grande associação com diversas comorbidades (coexistência de transtornos ou doenças), o zumbido pode servir como sinal de alerta na descompensação das doenças metabólicas de grande impacto na população a exemplo de hipertensão, diabetes, dislipidemias, hipo ou hipertireoidismo, etc.

O zumbido também tem grandes repercussões na comunicação humana, principalmente nos pacientes portadores de presbiacusia (diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento), perda auditiva e/ou portadores de doenças auditivas ocupacionais.

O tratamento do zumbido é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. Devido à multiplicidade de causas, torna-se necessária uma ação multidisciplinar que inclui avaliação e, quando necessário, tratamento em medicina interna, psicologia, fisioterapia, radiologia, terapia ocupacional, odontologia, etc.

DSC06736_640x480.jpg

DSC06736_640x480.jpg

Ver todas as galerias